Pacheco descarta levar discussão do voto impresso ao Senado
"O assunto está resolvido", disse presidente da Casa nesta quarta-feira (11)
Foto: Arquivo/Agência Brasil
O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, reforçou nesta quarta-feira (11) sua confiança na Justiça Eleitoral Brasileira, que, segundo ele, fará as eleições de 2022 "com lisura". A fala de Pacheco foi uma resposta se ele pretendia colocar em discussão o voto impresso também no Senado, uma vez que a proposta que tratava do assunto foi derrotada na véspera no Plenário da Câmara dos Deputados.
Para Pacheco, como já existe uma decisão da Câmara, "o assunto está resolvido". "Considero que o pronunciamento da Câmara dos Deputados torna definitiva e resolvida a questão, não cabendo ao Senado qualquer tipo de deliberação ou tramitação de matéria com o mesmo objeto", registrou.
A PEC do voto impresso recebeu, na Câmara, 229 votos a favor e 218 votos contrários - precisava de 308 votos para ser aprovada - e seguiu para arquivo.
Após a votação, o presidente da Câmara, Arthur Lira, também afirmou que o assunto está encerrado, mas sinalizou que pretende debater sobre uma via alternativa para aumentar a confiabilidade no sistema eleitoral, aumentando a quantidade de urnas auditáveis e de instituições que acompanham o processo de apuração dos votos.