Pacientes com neuropatia diabética têm dores reduzidas pela metade com cannabis medicinal
Comparação foi feita com voluntários que receberam cannabis e placebo, aponta estudo

Foto: Reprodução
Um estudo realizado no Centro de Pesquisa Clínica Geral do Centro Médico da Universidade da Califórnia (UCSD), com 16 pacientes com neuropatia diabética periférica, utilizou a cannabis inalada para verificar a melhora na intensidade da dor. De acordo com a conclusão do artigo, houve uma diminuição significativa da dor em comparação com o público do placebo, comprovando o efeito analgésico da planta.
Segundo a pesquisa, a neuropatia é um tipo de dor crônica decorrente do diabetes, causa mais comum que afeta os nervos periféricos. Dentre os incômodos regulares, estão a queimação, a agulhada, o formigamento, os choques, o inchaço e o adormecimento, que normalmente aparecem mais no período da noite.
A cannabis tem sido utilizada para amenizar esses efeitos do diabetes e de outras patologias, e tem mostrado eficácia no controle das dores crônicas. “A dor neuropática, seja diabetes, sequelas de AVC ou outras, é uma das piores dores, tanto para quem tem quanto para quem trata. E hoje sabemos que a cannabis medicinal é muito boa como coadjuvante no que temos de tratamentos”, ressalta Maria Teresa Jacob, médica que atende pacientes com a cannabis medicinal.
Ainda conforme Teresa Jacob, ocorre um alívio de mais de 50% quando se usa a cannabis medicinal nesses casos. “As respostas são relativamente rápidas. Quando você passa a ter a oportunidade de associar a cannabis no tratamento dos sintomas, o paciente, na maioria das vezes, tem um alívio importante, bem significativo”, conclui a especialista.