Pacientes com variante Ômicron XQ da Covid estão curados, afirma Saúde
Dados foram divulgados com base nos registros do Instituto Butantan, que realizou o sequenciamento genético e identificou a linhagem
Foto: Reprodução
O Ministério da Saúde confirmou, nessa quinta-feira (5), que dois pacientes infectados pela linhagem XQ do novo coronavírus, que combina as variantes BA.1.1 e BA.2 da Ômicron, estão curados.
Os dados foram divulgados na manhã desta sexta-feira (6), com base nos registros notificados pelo Instituto Butantan, que realizou o sequenciamento genético e identificou a linhagem.
Os pacientes residem na cidade de São Paulo. Por meio de nota, o Ministério da Saúde informou que esses foram os únicos casos identificados até o momento. “Ambos os casos evoluíram para a cura”, ressaltou o órgão federal.
No início de abril, a instituição confirmou o primeiro caso de outra subvariante – a Ômicron XE –, que combina as variantes BA.1 e BA.2 da mutação. Desde então, outras três pessoas foram infectadas pela combinação. Os sintomas mais comuns são: febre, dores de cabeça, de garganta, nas articulações e muito cansaço.