Pacientes relatam complicações na visão após procedimento oftalmológico em hospital na Bahia
Mais de 120 aplicações de uma substância foram feitas em pacientes que com retinopatia diabética
Foto: Reprodução/TV Sudoeste
Moradores de Vitória da Conquista, cidade no sudoeste da Bahia, relataram complicações e perda parcial da visão após passarem por um procedimento oftalmológico em um hospital do município.
De acordo com a TV Sudoeste, mais de 120 aplicações de uma substância foram feitas em pacientes que possuem retinopatia diabética, no Hospital de Olhos Bela Vista, que atende em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS). As injeções servem para reduzir inflamações, inibir o crescimento anormal de vasos sanguíneos ou diminuir a permeabilidade vascular.
Uma das pacientes atendidas, Ádira Pereira dos Santos, contou à TV que faz aplicações nos olhos há mais de quatro anos, mas nunca teve nenhum tipo de reação. O que não ocorreu na última semana, quando seus olhos apresentaram dor, ardência e vermelhidão após a aplicação.
"Eu comecei a sentir dores muito fortes e no dia seguinte, o olho ficou um pouco vermelho, como nunca tinha acontecido antes. Dois dias depois, acordei sem enxergar nada. Entrei em desespero, porque achei que não ia enxergar mais", disse.
A unidade hospitalar informou que nem todos os pacientes que receberam o medicamento tiveram reações, mas os que tiveram já estão sendo acompanhado.
Por meio de nota, a Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista informou que, apesar de possuir contrato de prestação de serviços com o Hospital de Olhos Bela Vista, os procedimentos que registraram estes ocorridos não foram regulados pela pasta.
"A Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista, por meio da Diretoria de Regulação, Controle e Avaliação, esclarece que, apesar de possuir contrato de prestação de serviços com o Hospital de Olhos Bela Vista — habilitado e credenciado em conformidade com as exigências mínimas legais estabelecidas pelos órgãos reguladores e de controle —, o caso mencionado na solicitação da emissora não foi regulado pela Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista.
Dessa forma, diante das denúncias apresentadas e com o objetivo de resguardar a qualidade da assistência prestada aos pacientes de Vitória da Conquista e região, atendidos pelo contrato celebrado com o município, a Secretaria de Saúde compromete-se a intensificar as ações de monitoramento e fiscalização".