• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Padres de igreja ucraniana denunciam líder ortodoxo russo por incentivar guerra
Mundo

Padres de igreja ucraniana denunciam líder ortodoxo russo por incentivar guerra

Religiosos pregam propagação da paz mundial

Por Da Redação
Ás

Padres de igreja ucraniana denunciam líder ortodoxo russo por incentivar guerra

Foto: Divulgação/Oleg Varov/Igreja Ortodoxa Russa

Cerca de 400 padres que fazem parte da Igreja Ortodoxa Ucraniana do Patriarcado de Moscou denunciaram  o líder da Igreja Ortodoxa da Rússia, Cirilo, ao Conselho de Primazes das Igrejas Orientais Antigas. De acordo com uma petição aberta nas redes sociais, a iniciativa pede sanções contra o religioso por declarar apoio à guerra na Ucrânia.  

Recentemente, Cirilo não hesitou em colocar o nacionalismo acima do desejo de paz expressado por outras lideranças cristãs. De acordo com o jornal “Orthodox Times”, os sacerdotes afirmam que o religioso russo prega a doutrina do “mundo russo”, que se desvia do ensino ortodoxo e deve ser condenado por heresia.  Por isso, o clero espera que o Conselho dos Primazes considere o recurso. 

“Estamos testemunhando as ações brutais do Exército russo contra o povo ucraniano, aprovadas pelo Patriarca Cirilo. Como sacerdotes da Igreja e como simples cristãos, sempre estivemos e sempre estaremos com nosso povo, com aqueles que sofrem e precisam de ajuda”, diz o comunicado.   

Ainda na ação, os padres ressaltaram que “apoiam totalmente as autoridades estatais ucranianas e as forças armadas em sua luta contra o agressor”, além de acreditarem que “as atividades do Patriarca de Moscou representam uma ameaça à ortodoxia ecumênica”.  A informação é da Agenzia Nazionale Stampa Associata (ANSA).
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.