Tecnologia

Pagamento instantâneo cria modalidade de transações eletrônicas rápida

O novo projeto tende a criar uma modalidade de transações eletrônicas rápida, disponível 24 horas pelo celular

Por Da Redação
Ás

Pagamento instantâneo cria modalidade de transações eletrônicas rápida

Foto: Daniel Dutra/TechTudo

Com a chegada do pagamento instantâneo ao Brasil, o cartão de crédito físico e as transferências bancárias tradicionais poderão ser menos usados. O novo projeto tende a criar uma modalidade de transações eletrônicas rápida, disponível 24 horas pelo celular e aceita em qualquer estabelecimento no país.

Com custo mais baixo e compensação em poucos segundos, a novidade pode substituir as transferências por DOC ou TED. O serviço será um meio de liquidação de valores feito de forma eletrônica em tempo real entre instituições financeiras.

A operação funcionará em uma plataforma unificada, chamada de Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI), desenvolvida e gerida pelo Banco Central.  O funcionamento é parecido com outras formas de pagamento como Mercado Pago e PicPay. A plataforma, no entanto, tem a pretensão de reunir também bancos tradicionais como Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander, assim como digitais como o Nubank, bandeiras de cartão e demais prestadores de serviços financeiros.

O projeto é feito para atender a qualquer pessoa, mesmo que não tenha conta em banco.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário