Países precisam vacinar 20% da população para frear a pandemia, diz diretor do Covax Facility
Imunizantes não são distribuídos de forma igualitária entre as nações

Foto: Reprodução
Para frear a pandemia, as vacinas precisam chegar a todos os países de forma igualitária, com ao menos 20% da população de cada nacionalidade imunizada, faixa que concentra pessoas de alto risco para a covid-19, como idosos e trabalhadores da saúde. No entanto, o mundo ainda está longe de atingir este objetivo.
Isso é o que defende Santiago Cornejo, diretor de Engajamento com os Países do Covax Facility. Segundo ele, cerca de 1,7 bilhão de doses ainda precisam ser distribuídas para atingir a meta. Até o momento, foram entregues 200 milhões de doses por meio da coalizão. Cornejo também é diretor de Financiamento de Imunização e Sustentabilidade da Gavi, a Aliança da Vacinação.
Até então, 5,4 bilhões de doses de vacinas contra a covid-19 já foram emitidos em todo o mundo. Mesmo com o alto índice, as vacinas não estão sendo distribuídas igualmente. Nos países de renda baixa, somente 1,8% da população conseguiu começar a imunização. Os dados são da plataforma Our World In Data, vinculado à Universidade de Oxford, do Reino Unido.