Paleontólogos descobrem nova espécie de dinossauro com braços minúsculos
Membros desproporcionalmente curtos se assemelham aos de um Tiranossauro Rex
Foto: Current Biology Journal
Um estudo publicado na revista Current Biology, na última quinta-feira (07), informou sobre uma nova descoberta feita por paleontólogos na Argentina: Uma nova espécie de dinossauro, com braços desproporcionalmente curtos como os do Tiranossauro Rex.
Chamado de Meraxes gigas, o fóssil do dinossauro foi localizado na região norte da Patagônia Argentina. Segundo os dados do estudo, a criatura tinha 11 metros de comprimento e pesava mais de quatro toneladas.
À CNN, Juan Canale, líder do projeto no Museu Paleontológico Ernesto Bachmann em Neuquén, Argentina, afirmou que na época, a área era quente e úmida e contava com diversos cursos d’água e vegetação, além de grandes árvores.
“Pela primeira vez sabemos, com muitos detalhes, sobre certas partes da anatomia desses dinossauros carnívoros gigantes”, afirmou Canale. Os paleontólogos descobriram um membro anterior quase completo, que permitiu desbravar sobre as características físicas do animal.
Além disso, foi localizado ainda um crânio e um pé quase completos. Sobre a alimentação, o líder afirmou ser difícil dizer o que dinossauros comiam, mas dentes soltos encontrados em locais de escavação onde foram descobertos fósseis de dinossauros herbívoros foram combinados com dinossauros carnívoros.
“Não é uma coincidência que dinossauros herbívoros gigantes e dinossauros carnívoros gigantes viveram nos mesmos ambientes”, afirmou Canale, explicando que, assim como herbívoros evoluíram corpos maiores como forma de defesa, os carnívoros também o fizeram para poder predá-los.
Em conclusão, o paleontólogo afirma que, mesmo com as descobertas, ainda há muito o que ser visto pela frente.