Economia

Pandemia afeta setor automotivo brasileiro

Elcio Ito, CFO da Iochpe-Maxion, diz que empresa enfrenta redução de 56% na receita

Por Da Redação
Ás

Pandemia afeta setor automotivo brasileiro

Foto: Divulgação/Maxion

A Iochpe-Maxion, líder mundial em produção de rodas e componentes estruturais automotivos, enfrenta redução de 56% na receita no segundo trimestre de 2020 devido a crise econômica provocada pela pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Com isso, a companhia, que tem 32 unidades, em 14 países, tem queda de 41,6% nas ações durante o ano. 

A multinacional chegou ao final do segundo trimestre com R$ 1,4 bilhão em caixa, valor três vezes maior que o observado no mesmo período do ano passado. 

Em entrevista para o E-Investidor, Elcio Ito, disse que no mês de junho o país já mostrou uma leve recuperação .“Uma consultoria muito reconhecida no mundo automotivo, chamada IHS, apontou que o mês de junho já mostrou uma recuperação importante. No segundo trimestre, o Brasil caiu em torno de 80%, a América do Norte aproximadamente 71% e a Europa, 66%, na comparação com o ano anterior. Quando a gente está olhando para o terceiro trimestre, temos uma queda bem menor: no Brasil de 25% e na América do Norte e na Europa abaixo de 10%, em relação ao ano passado”, disse.

“Temos presenciado um pouco dessa recuperação aqui nos últimos meses, e seguindo uma trajetória positiva de recuperação. Estamos vendo os casos repiques de covid-19 ao redor do mundo, mas isso por enquanto não está tendo nenhum impacto aqui na demanda e nas nossas produções ao redor do mundo. Acho que a recuperação continua de forma consistente e gradual nos últimos meses. O pior vimos lá em abril; certamente não estamos prevendo que aconteça novamente, pelo menos no horizonte próximo”, completou.

Além disso, ele também contou a expectativa para o setor durante a pandemia. “De forma geral, a indústria automotiva global tem seus altos e baixos, mas vem em uma tendência mais estável, esses solavancos grandes que tivemos agora são mais difíceis de acontecer. E passado esse momento, ajustando nosso balanço, a ideia é continuar expandindo nosso crescimento de forma bastante forte”, disse. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.