Economia

Pandemia e guerra elevam preços de itens básicos no Brasil

Em dois anos, o preço médio de alimentação e bebidas subiu 27,2%

Por Da Redação
Ás

Pandemia e guerra elevam preços de itens básicos no Brasil

Foto: Agência Brasil

A pandemia do novo coronavírus e a eclosão da guerra na Ucrânia trouxeram impactos severos na economia brasileira, principalmente no que diz respeito à disparada da inflação. Dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apontam que, desde março de 2020, comer e cozinhar alimentos se tornou muito mais caro. Em dois anos, o preço médio de alimentação e bebidas subiu 27,2%; o do botijão de gás, 49,1%.

As despesas nessas áreas tiveram altas ainda maiores que a inflação geral. No mesmo período, o índice oficial de alta dos preços cresceu 16,9%. Em 2021, a inflação fechou em 10,06%, a maior alta em seis anos. Dados do Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda também revelam a aceleração dos preços, em fevereiro deste ano, para todas as classes de renda pesquisadas, mas, no caso das famílias de renda muito baixa, a alta foi mais acentuada: 1%, em fevereiro. Isso contribuiu para que esse grupo apresentasse a maior taxa de inflação acumulada em 12 meses (10,9%). A faixa de renda alta registrou aumento de menor impacto – 9,7%.

No início da pandemia, a disparada nos preços de alimentos foi consequência do aumento das exportações de produtos agrícolas, incentivadas pela alta do dólar. Neste ano, com o início da guerra na Ucrânia, os brasileiros viram esses preços subirem ainda mais, embalados pela elevação dos preços do petróleo no mercado internacional. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.