• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Pandemia: quase metade das pequenas e médias empresas precisou demitir funcionários
Economia

Pandemia: quase metade das pequenas e médias empresas precisou demitir funcionários

Pesquisa aponta que contratação de novos funcionários ainda é desafio para o setor

Por Da Redação
Ás

Pandemia: quase metade das pequenas e médias empresas precisou demitir funcionários

Foto: Pixabay

Uma pesquisa feita pelo site de empregos Indeed mostra que a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, atingiu em cheio os pequenos negócios no Brasil. Segundo os dados, quase metade (48%) dos empresários precisou demitir funcionários nos últimos dois anos, e 38% não contrataram nenhum novo funcionário no último ano. O levantamento foi feito com quase 800 tomadores de decisão de pequenos e médios negócios no Brasil em fevereiro. 

Segundo a pesquisa, a queda do faturamento impactou as contratações. Cerca de 43% dos entrevistados afirmam não ter o orçamento necessário para fazer as contratações de que precisam e, ainda segundo o levantamento, metade considera que está mais difícil contratar agora do que antes da pandemia justamente por conta de cortes no orçamento.

Quando se trata de encontrar talentos, a pesquisa mostrou que para 72% é difícil encontrar pessoas com as habilidades necessárias e 58% acham difícil encontrar pessoas que se encaixem na cultura da empresa. Além disso, para 49% dos entrevistados, a falta de profissionais de RH e recrutamento na empresa torna o processo de contratação mais difícil, e 39% afirmam que não têm as ferramentas certas para recrutar novos candidatos.

Avanço da vacinação

O avanço da vacinação aponta para uma retomada de grande parte das PMEs. Segundo o levantamento, 61% dos entrevistados afirmaram ter contratado algum funcionário no último ano, seja para atender a novas demandas ou substituir funcionários que mudaram de posição na empresa ou foram demitidos. Quando perguntados sobre planos de contratação para este ano, 46% dos entrevistados afirmaram que pretendem contratar mais funcionários, enquanto 15% afirmaram que ainda estão, e devem continuar, em um congelamento de contratações. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário