Pandemia realça importância do planejamento sucessório em negócios familiares
Advogada baiana realiza curso gratuito sobre o tema
Foto: Instagram
Tragédias como a pandemia do coronavírus relembra a importância de planejarmos a Sucessão Familiar. A perda de um ente querido é sempre um momento bastante traumático para qualquer família. Mas famílias empresárias têm uma preocupação a mais, pois precisam lidar com a continuidade dos Negócios Familiares.
Este processo de sucessão familiar e de partilha de bens pode ser algo demorado, complicado e que gera diversos atritos. No entanto, existem ferramentas mais eficazes e simplificadas para resolver definitivamente esta questão. E esse é o tema do curso on-line e gratuito Entendendo a Sucessão em Empresas Familiares, que acontece no dia 22 de agosto, às 9h, através da plataforma Zoom.
O workshop, que tem duração de 4 horas, vai abordar de forma didática, prática e direta, todos os aspectos que envolvem a sucessão em Famílias Empresárias e Empresas Familiares, indicando como as Famílias e as Empresas podem enfrentar esse momento com o Planejamento Sucessório e a Governança Familiar, utilizando Holdings e Patrimoniais Familiares como veículos para atingir esse objetivo.
A advogada, Indira Domingues, especialista em direito empresarial, estará à frente do curso que acontece pela segunda vez de forma totalmente on-line, mas que já aconteceu presencialmente em Salvador, Feira de Santana e Ilhéus. Ela lembra que a sucessão dos bens é algo que inevitavelmente acontece, já que ninguém é eterno, e destaca que o curso tem o intuito de tornar o processo menos complexo e penoso para os envolvidos.
“Quando falamos em famílias empresárias, a disputa pelo patrimônio guarda consequências gravíssimas, pois as ações/quotas sociais das empresas familiares são bens passíveis de disputa entre os herdeiros”, ressaltou.
O planejamento sucessório certifica que a partilha do patrimônio seja conforme a vontade do proprietário da empresa e que ela será plenamente respeitada e executada de maneira mais fácil e rápida.
DADOS
Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) revelam que 90% das empresas brasileiras são familiares e que elas representam 65% do PIB brasileiro. Levantamento da consultoria PwC confirmou o índice de 90% dos 19 milhões de empreendimentos brasileiros como sendo familiares.
Segundo outra pesquisa da PwC conduzida com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), 71,7% dos negócios familiares sobrevivem sendo geridas pelos herdeiros, porém, com o passar do tempo, a quantidade de familiares na empresa cai, sendo 28,7% na terceira geração e somente 5,7% na quarta geração.
Este último estudo aponta ainda que as empresas familiares estabelecem mais regras para a entrada de pessoas da família, do que para as saídas. E apenas 27,6% têm planos de sucessão para cargos-chave. Serviço:
Data: 22 de agosto
Local: Plataforma Zoom
Horário: 09h00 às 13h00
Inscrição:https://www.sympla.com.br/entendendo-a-sucessao-em-empresas-familiares__845467