Pantanal tem o pior outubro da história, aponta Inpe

Pontos de incêndio chegam a 2.825, número superior a 2012, quando foram registrados 2.761

Por Da Redação
Ás

Pantanal tem o pior outubro da história, aponta Inpe

Foto: Reprodução

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Pantanal já registra o pior mês de outubro em focos de incêndio da história. Até o momento são 2.825 pontos de fogo no bioma. O número é superior ao recorde anterior do ano de 202, quando foram registrados 2.761 focos. 

As altas de outubro foram observadas após o bioma ter tido a pior quantidade de incêndios mensais na história em setembro. Ainda antes disso, nos primeiros 17 dias, os recordes do mês já haviam sido ultrapassados.  

Outro problema enfrentado pelo Pantanal é o período de estiagem, pior condição em 47 anos, o que contribui para o alastramento do fogo. Apesar de ter a maior planície alagada do mundo, quando não ocorre período de chuvas, o processo de alagamento não acontece, o que permite que o fogo se espalhe. 

Amazônia

Na Amazônia o caso não é diferente, o local vem alcançando altas históricas, pois as queimadas deste ano já ultrapassaram todas as vistas no ano passado. De janeiro até quarta-feira (28), o bioma tinha registrado 91.873 pontos de incêndio, 2.697 a mais do que os contabilizados de janeiro a dezembro de 2019. O acumulado de pontos de incêndio na floresta vistos entre janeiro e setembro já é o maior desde 2010. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário