Mundo

Papa Francisco apresenta estado estável após cirurgia

Pontífice deve permanecer internado de cinco a sete dias

Por Da Redação, Agências
Ás

Papa Francisco apresenta estado estável após cirurgia

Foto: Reprodução/Vatican News

O Papa Francisco, de 86 anos, foi submetido a uma cirurgia abdominal no Hospital Policlínico Universitário Agostino Gemelli, em Roma, na tarde desta quarta-feira (7). De acordo com o professor Sergio Alfieri, líder da equipe médica responsável pelo procedimento, o Pontífice encontra-se em bom estado de saúde, consciente e vigilante.

Durante o pós-operatório, o cirurgião relatou que o Papa já contou sua primeira piada, demonstrando seu bom humor ao perguntar sobre a possibilidade de uma terceira cirurgia. Alfieri esclareceu que a cirurgia realizada há dois anos foi para tratar uma patologia benigna, a estenose diverticular, e que a atual cirurgia também é benigna, não deixando sequelas.

A internação do Papa está prevista para durar entre cinco e sete dias, levando em consideração sua idade avançada e o fato de ele já ter passado por quatro cirurgias anteriormente. O médico explicou que a decisão de realizar a cirurgia foi tomada em conjunto com outros colegas, levando em consideração a condição do paciente.

Na entrevista, Alfieri explicou que foram encontradas aderências no intestino do Papa, causando sintomas desconfortáveis. Essas aderências foram tratadas com sucesso por meio de cirurgia plástica e o uso de malha protética. Segundo o médico, o Santo Padre reagiu bem ao procedimento.

O líder da Igreja Católica já se encontra em seu apartamento no 10º andar do Hospital, local que atende pontífices desde a década de 1980. A cirurgia, chamada laparotomia, durou três horas e foi realizada sob anestesia geral. Consistiu em uma incisão na cicatriz, seguida da colocação de uma tela biocompatível para substituir a parede muscular do abdômen.

Segundo o cirurgião, o Papa não apresenta e nunca teve problemas com anestesia geral, podendo levar uma vida normal após a recuperação. Após acordar, Francisco agradeceu pelas mensagens e orações que recebeu, informando que a cirurgia ocorreu sem complicações.

Matteo Bruni, diretor da sala de imprensa do Vaticano, relatou que o Papa está lúcido e atento, agradecendo as numerosas mensagens de apoio e orações que recebeu. As audiências do Papa estão suspensas até 18 de junho, mas os compromissos posteriores permanecem inalterados, por enquanto.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário