Papa Francisco aprova canonização de Carlo Acutis, o "padroeiro da internet"
Acutis se torna o primeiro "millenial" a ser feito santo
Foto: Divulgação/Vatican News
O Papa Francisco aprovou, nesta segunda-feira (1), a canonização do beato italiano Carlo Acutis, conhecido como o “padroeiro da internet”. Com isso, Acutis, que teve seu segundo milagre reconhecido pelo pontífice em maio, se tornou o primeiro "millenial" a ser feito santo.
Carlo Acutis fazia evangelização pela internet, e morreu em 2006, aos 15 anos, em decorrência de uma leucemia. Segundo o Vatican News, Acutis será proclamado Santo durante o Jubileu de 2025.
A canonização de Acutis foi aprovada pelo Papa em reunião do Colégio de Cardeais no Vaticano. Segundo o Cardeal Marcelo Semeraro, em relatório apresentado durante o encontro, Acutis era "acolhedor e carinhoso com os mais pobres, e ajudava os sem-teto, os necessitados e os imigrantes com o dinheiro que economizava de sua mesada semanal."
Milagres do “padroeiro da internet”
O primeiro milagre atribuído a Carlo Acutis foi a cura de uma criança brasileira que tocou em uma relíquia sua em 12 de outubro de 2010 em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Isso resultou na beatificação de Acutis em 2020 pelo Vaticano.
Em 2022, foi atribuído o segundo milagre ao “padroeiro da internet”. Ele curou uma jovem da Costa Rica após um acidente de bicicleta em 2022. Segundo o Vatican News, a costarriquenha Valeria estava internada com poucas chances de sobrevivência e foi curada dias após sua mãe rezar em sua tomba em Assis, na Itália.