Papa Francisco canoniza dez novos santos
Entre os novos santos, está a primeira santa uruguaia, Francisca Rubatto
Foto: Reprodução/Vatican News
Em missa celebrada na manhã desde domingo (15), o Papa Francisco canonizou dez novos santos. O evento aconteceu na Praça de São Pedro, localizada em frente à Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Entre os novos santos, está a primeira santa uruguaia, Francisca Rubatto, que dedicou a vida a ajudar os pobres de vários países da América do Sul. Além do jornalista holandês Titus Brandsma, executado no campo de extermínio nazista de Dachau, em 1942; Lázaro, um mártir indiano do século XVIII; Maria Rivier e Charles de Foucauld.
"Assim como Eu vos amei, amai-vos também vós uns aos outros", citou o pontífice. "Este é o testamento que Cristo nos deixou, o critério fundamental para discernir se somos verdadeiramente seus discípulos ou não: o mandamento do amor", seguiu durante homília.
Na missa, o Papa Francisco refletiu também sobre dois elementos essenciais do mandamento citado. "E como nos amou Jesus?", perguntou o Papa. "Até o fim, até o dom total de si mesmo", respondeu o Pontífice.
"Estes santos fomentaram o crescimento social e espiritual, enquanto tristemente aumentam as tensões, as guerras e as distâncias no mundo. Que os novos santos inspirem o diálogo e especialmente o coração e a mente dos que têm postos de responsabilidade e são chamados a serem protagonistas da paz e não da guerra", afirmou Francisco sobre os novos santos.