Papa Francisco está alerta e se alimentando, afirma Vaticano
Pontífice, que enfrenta quadro de pneumonia dupla, apresentou "leve melhora" na quarta-feira (19)

Foto: Vatican Media/Divulgação
O gabinete de imprensa do Vaticano informou, na manhã desta quinta-feira (20), que o papa Francisco está alerta e se alimentando. O pontífice passou uma noite tranquila e se levantou da cama para tomar café da manhã.
• Papa Francisco é hospitalizado para tratar de bronquite
• Papa Francisco não apresenta febre e permanece em condição estável, afirma Vaticano
• Papa Francisco é diagnosticado com pneumonia bilateral, diz Vaticano
Francisco, de 88 anos, foi internado no hospital Gemelli, em Roma, devido a uma bronquite na última sexta-feira (14). Na terça-feira (18), a Santa Sé anunciou que ele foi diagnosticado com pneumonia bilateral.
Na quarta-feira (19), o Vaticano divulgou que os exames de sangue do Papa "mostram uma leve melhora" no quadro de saúde, que é estável, "em particular os indicadores" de inflamação.
Segundo o Vaticano, o papa segue trabalhando e se mantendo informado com leitura de jornais. Francisco tem se movimentado dentro de seu quarto no hospital, atende ligações telefônicas e continua com alguns trabalhos administrativos.
Quando jovem, Francisco pleurisia, que causa dor no peito e dificuldade de respirar, e teve parte de um pulmão removido. Nos últimos anos, o papa enfrentou problemas de saúde, incluindo episódios regulares de gripe, dor ciática e uma hérnia abdominal que exigiu cirurgia em 2023.