Para população nordestina, fake news durante campanha política deveria cancelar candidatura, afirma pesquisa da Febraban
Observatório revela que 62% dos nordestinos acreditam que a situação vai se repetir na campanha deste ano
Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil
Uma pesquisa realizada pela Observatório Febraban, aponta que 55% da população do Nordeste já recebeu fake news nas redes sociais e a grande maioria (91%) acha que o político que usa esse expediente deve ser punido. Os dados têm como finalidade demostrar como está as preocupações do eleitor na região.
A punição mais defendida por 52% das pessoas é a impugnação da candidatura. Outros 15% defendem multa em dinheiro, enquanto 14% acreditam que uma suspensão temporária da campanha eleitoral já seria suficiente. Outras punições lembradas foram a suspensão por completo da propaganda eleitoral (9%) e a repreensão pública (3%). Os mais exigentes, que disseram ser necessário aplicar todas essas punições, somaram 4%.
Como pouco meses para as eleições municipais, (72%) da população comenta que vai ficar atenta ao recebimento de fake news durante a campanha das eleições municipais. Uma parte considerável (23%) disse já ter bloqueado alguém em grupos de aplicativo WhatsApp em função de fake news política. Entre esse grupo, 62% disseram acreditar que a situação vai se repetir na campanha deste ano.
O sentimento de já ter sido prejudicado por fake news política atinge 24% das pessoas.
“As eleições municipais são as que têm maior preocupação do eleitor com sua realidade. Isso aumenta o entendimento de que é preciso ser muito responsável na escolha de representantes que irão executar as políticas e ações que afetam suas comunidades nos próximos anos. Fake news é algo que não combina com esse entendimento”, avalia o sociólogo e cientista político Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do IPESPE.
O que é Febraban
O Observatório FEBRABAN tem como base um levantamento inédito, procura investigar o que pensam os brasileiros sobre o grau de envolvimento da população com as campanhas, as opiniões sobre as Fake News no contexto eleitoral e as formas pelas quais as pessoas se informam sobre o pleito eleitoral.