Para sinalizar fome, colombianos penduram panos vermelhos nas janelas
Por causa da pandemia, a população teve a renda afetada
Foto: Divulgação | Reuters
Como forma de protesto contra a fome durante a pandemia, roupas e panos vermelhos foram pendurados nas janelas da população colombiana nesta sexta-feira (24). Desde o dia 17 de março, a Colômbia decretou Estado de Emergência Econômica, Social e Ecológica por causa da escassez de alimentos no país. Por causa da pandemia, empresas e negócios tiveram que fechar as portas para evitar a disseminação do novo coronavírus e a maioria das pessoas tiveram a renda afetada.
Ao todo, a Colômbia possui 49,9 milhões de habitantes. De acordo com o Censo de 2018, 40% da população colombiana é de vulneráveis e 19,6% vivem na pobreza multidimensional, ou seja, não possuem acesso à educação, saúde, emprego, serviços públicos e moradia, entre outros.
Já em relação a renda, 27% da população são pobres, com renda menor que 257 mil pesos colombianos, equivalente a cerca de R$ 364; e 7% vivem em pobreza extrema, com menos de 118 mil pesos colombianos (cerca de R$ 167) mensais.
A quarentena no país irá, a princípio, até o dia 27 de abril. No total, a Colômbia possui 4.561 casos confirmados e 215 mortes. No entanto, especialistas afirmam que o país tem uma subnotificação dos casos por falta de ampla testagem.