Para todas as idades: Curto Circuito das Artes continua com mostra de espetáculos gratuita na capital baiana!
Aos detalhes...
Foto: Divulgação
A partir desta quinta-feira (23), o Curto Circuito das Artes apresenta novas atrações de teatro e dança, gratuitas, em diferentes espaços culturais da cidade. O ator e humorista baiano Sulivã Bispo sobe ao palco do Espaço Boca de Brasa Cajazeiras, às 19h, com a peça Kaiala. Já no sábado (25), às 16h, no Espaço Boca de Brasa Subúrbio 360º, haverá o espetáculo imersivo para bebês e toda a família, Gromelôs e Garatujas.
Além disso, o público poderá conferir novamente o monólogo Vou te Contar, do ator Marcelo Praddo, que retorna à programação da mostra de espetáculos do festival no sábado e no domingo, às 19h, no Teatro Gregório de Mattos.
Realizado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Prefeitura de Salvador), em parceria com a Funarte, do Ministério da Cultura (Governo Federal), o Curto Circuito das Artes dinamiza 10 espaços culturais de Salvador entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025 com uma programação vibrante e diversificada. O objetivo é movimentar a cena cultural da cidade com espetáculos, exposições e residências artísticas que promovam o acesso à cultura. A iniciativa busca envolver e inspirar o público de todas as idades, fortalecendo a conexão com as artes de maneira autêntica.
Vidas em cena
O ator, educador e humorista soteropolitano Sulivã Bispo abre a terceira semana de espetáculos do Curto Circuito das Artes. O artista retrata a trajetória da menina Kaiala, assassinada aos 10 anos durante uma invasão ao seu terreiro. A peça aborda a história a partir de três perspectivas: a da avó, a do irmão de santo e a de uma evangélica, discutindo temas como racismo, intolerância religiosa e a morte sistemática de jovens negros no Brasil.
As apresentações de Kaiala acontecem sempre às 19h, na quinta-feira (23) e na sexta-feira (24), no Espaço Boca de Brasa Cajazeiras, e no sábado (25) e domingo (26), no Espaço Boca de Brasa Cidade Baixa. O ator também ministrará a oficina Performance e Humor Negro, na sexta-feira (24), das 13h às 16h, com 20 vagas para participantes acima de 16 anos.
Ainda na categoria teatro para adultos, quem retorna à programação do Curto Circuito é o ator baiano Marcelo Praddo. Nos dias 25 e 26 (sábado e domingo), às 19h, ele apresenta no Teatro Gregório de Mattos o monólogo Vou te Contar, que dá voz a pessoas comuns – aquelas que não possuem milhões de seguidores ou frequentam camarotes VIPs no Carnaval, mas que são a pura essência da alma brasileira.
Diversão em família
A estreia desta semana para os pequenos será o espetáculo Gromelôs e Garatujas, no sábado (25), às 16h, no Espaço Boca de Brasa Subúrbio 360º. O espetáculo utiliza projeções e música para criar uma experiência interativa, compartilhada por bebês, crianças da primeira infância e seus pais. Ele aborda o desenvolvimento infantil, desde a descoberta de sons inarticulados (gromelôs), passando pelos primeiros esboços gráficos de formas e cores (garatujas), até a chegada da fase pré-escolar.
Na sexta-feira (24), às 15h, também no Espaço Boca de Brasa Subúrbio 360º, será a última oportunidade de assistir ao espetáculo infantojuvenil Histórias do Mundão, criado pela Chegança Atelier Cultural. A história traz duas irmãs, Tina e Kekeu, que, cansadas de viver confinadas em casa, embarcam em uma aventura pelo universo da leitura e novas memórias.
Para prolongar o final de semana cultural com as crianças, no sábado, no Espaço Boca de Brasa Valéria, haverá a vivência teatral Contando Histórias do Meu Mundão, das 13h às 17h. Com 40 vagas para crianças de 5 a 12 anos, a atividade promete estimular a imaginação e a criatividade dos pequenos.
É pra sacudir!
Com muita música e dança, o Circuito de Artes Integradas – Pagodão Pride anima o Teatro Gregório de Mattos na sexta-feira (24) e o Espaço Boca de Brasa Cajazeiras no sábado (25), ambos às 19h. A iniciativa homenageia o pagodão baiano, com um foco especial na perspectiva LGBTQIAPN+ negra e periférica, promovendo inclusão e diversidade cultural.
Durante os dois dias, serão ofertadas aulas de dança das 14h às 18h.
Os ingressos para as atrações da mostra serão distribuídos no local, uma hora antes de cada apresentação. Para mais informações sobre as atividades formativas, acesse o site da FGM: https://fgm.salvador.ba.gov.br.
SERVIÇO
Espetáculo: Kaiala
-
Datas e locais: 23 e 24/01, no Espaço Boca de Brasa Cajazeiras l 25 e 26/01 no Espaço Boca de Brasa Cidade Baixa
-
Horário: 19h
-
Classificação: Livre
-
Atividade formativa:
-
Oficina Performance e Humor Negro, no Espaço Boca de Brasa Cajazeiras, dia 24/01 (sexta-feira), das 13h às 16h, com 20 vagas para pessoas a partir de 16 anos
Espetáculo: Vou te Contar
-
Datas e horários: 25 e 26/01 (sábado e domingo) | 19h
-
Local: Teatro Gregório de Mattos
-
Classificação: 12 anos
Espetáculo: Histórias do Mundão
-
Data e horário: 24/01 (sexta) | 15h
-
Locais: Espaço Boca de Brasa Subúrbio 360º
-
Classificação: Livre
-
Atividade formativa:
-
Vivência teatral “Contando Histórias do Meu Mundão”, no Espaço Boca de Brasa Valéria 360º, dia 25/01 (sábado), das 13h às 17h, com 30 vagas para crianças de 5 a 12 anos
Espetáculo: Gromelôs e Garatujas
-
Data e horário: 25/01 (sábado) | 16h
-
Local: Espaço Boca de Brasa Subúrbio 360°
-
Classificação: Livre
Espetáculo: Circuito de Artes Integradas – Pagodão Pride
-
Datas e locais: 24/01 (sexta), no Teatro Gregório de Mattos l 25/01 (sábado), no Espaço Boca de Brasa Cajazeiras
-
Horário: 19h
-
Classificação: 12 anos
-
Atividade formativa:
-
Aulas de dança: Teatro Gregório de Mattos (24/01) e no Espaço Boca de Brasa Cajazeiras (25/01), das 14h às 18h
--