Paraguai repudia fala de Guedes sobre o país ser "o estado brasileiro mais rico"
Em nota, a chancelaria afirmou que "infelizes expressões não podem ser desprezadas"
Foto: Agência Brasil
O Ministério das Relações Exteriores do Paraguai publicou, no último sábado (19), uma nota repudiando falas do ministro da Economia do Brasil, Paulo Guedes. Em visita ao Ceará, o economista afirmou que o "Paraguai virou o estado brasileiro mais rico."
Segundo a chancelaria paraguaia, a declaração foi pouco adequada à situação. "O Paraguai é e sempre será uma nação livre, soberana e independente, e em homenagem a quem o defendeu heroicamente ao longo de sua história, essas infelizes expressões não podem ser desprezadas", afirma trecho da nota.
A declaração aconteceu na última semana, após Guedes afirmar que o Paraguai havia se tornado um estado brasileiro quando se tratava de impostos e gastos. "O Paraguai virou praticamente um estado brasileiro com imposto baixo", disse.
"Se nós tivéssemos impostos baixos, os brasileiros não estavam indo pro Paraguai pra fazer soja, chicote elétrico. Tudo que está sendo feito lá, poderia estar sendo feito aqui e está sendo feito lá porque a gente tem imposto muito alto e o Paraguai inteligentemente baixou os impostos e virou o estado brasileiro mais rico, entre aspas, o que mais cresce", completou.