Paris 2024: Apesar de brigar por pódio no judô e canoagem, Brasil tem quarta-feira (31) sem medalha
Confira um resumo completo do desempenho dos brasileiros dos Jogos Olímpicos de Paris
Foto: Divulgação
Dia sem medalha para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Nesta quarta-feira (31), além de não subir ao pódio, o Time Brasil sofreu derrotas importantes nos esportes coletivos, como no vôlei masculino e futebol feminino. Por outro lado, os brasileiros avançaram no tênis de mesa, vôlei de praia e boxe.
Confira um resumo completo do desempenho dos brasileiros dos Jogos Olímpicos de Paris nesta quarta-feira (31):
Tênis de mesa
Diante de um ginásio lotado, Hugo Calderano derrotou o francês Alexis Lebrun e garantiu vaga nas quartas de finais do tênis de mesa das Olimpíadas. O brasileiro venceu por 4 sets a 1 (parciais de 3/11, 11/5, 11/6, 11/3, 11/8), em partida disputada na Arena Paris Sul.
O resultado fez Calderano igualar a melhor campanha de um brasileiro na modalidade em Jogos Olímpicos, uma vez que ele mesmo avançou às quartas em Tóquio 2020. Agora, ele enfrenta o sul-coreana Woojin Jang na quinta-feira (1°), às 6h.
Ciclismo BMX freestyle
Gustavo “Bala Loka” Oliveira já fez história e encerrou os Jogos Olímpicos de Paris 2024 entre os melhores do mundo. Na final da modalidade, ele terminou na sexta posição. Bala Loka fez 90.20 na primeira corrida e 88.88 na segunda corrida. A nota computada foi a melhor entre as duas voltas.
O ouro ficou com o argentino José Torres Gil, a prata com o britânico David Railly e o bronze com o francês Anthony Jeanjean.
Boxe
A baiana Bia Ferreira derrotou a holandesa Chelsey Heijnen e se garantiu nas semifinais da categoria até 60kg. O resultado já garante a brasileira pelo menos o bronze. No próximo sábado (3), ela enfrenta a irlandesa Kellie Harrington, sua algoz na final das Olimpíadas de Tóquio.
Já Luiz Oliveira foi derrotado pelo americano Jahmal Harvey, terceiro cabeça de chave do torneio. A decisão da luta, válida pelo peso-pena, foi dividida (3 a 2).
Vôlei
Em um jogo de 5 sets, a seleção brasileiro masculina de vôlei foi derrotada pela Polônia por 3 a 2 (parciais de 25/22, 19/25, 25/19, 23/25, 12/15), em partida válida pelo grupo B da competição.
Apesar do resultado negativo, o time brasileiro ainda tem chances de classificação para as quartas de finais. Para isso, precisa vencer a próxima partida contra o Egito na sexta-feira (2), às 8h.
Futebol
Com Marta expulsa ainda no primeiro tempo, a seleção brasileira perdeu por 2 a 0 para a Espanha na última rodada da fase de grupos do torneio de futebol feminino.
Com o resultado, as brasileiras terminaram na terceira posição do grupo C. O time conseguiu avançar para a próxima fase como um dos melhores terceiros.
Vôlei de praia
A dupla brasileira fizeram uma grande partida e venceram a dupla canadense por 2 sets a 0, parciais de 21/13 e 21/16. Com a vitória, os brasileiros garantiram vaga antecipada para as oitavas de finais.
Na próxima sexta-feira (2), Evandro e Arthur decidem a liderança do Grupo E contra a dupla da República Tcheca Perusic e Schweiner.
Canoagem Slalom
A representante brasileira Ana Sátila terminou a final da categoria C-1 na quinta colocação geral, com o tempo de 110s70, totalizado como 112s70 por conta da penalidade de 2 segundos por encostar na porta 5.
A medalha de ouro ficou com Jessica Fox (AUS), com um tempo de 101.06 . Elena Lilik (ALE) e Evy Leibfarth (EUA) completaram o pódio.
Judô
Rafael Macedo foi derrotado na disputa do bronze com francês Maxime-Gael Ngayap Hambou, na categoria até 90kg do judô. Rafael Macedo venceu as duas primeiras lutas, mas foi derrotado nas quartas de finais, e foi para a repescagem, onde levou a melhor.
Na disputa do bronze, após revisão de vídeo, a arbitragem desclassificou Rafael Macedo, e o bronze foi para o francês. O motivo seria Rafael ter pego por dentro da manga do quimono do adversário.
Tênis
As últimas brasileiras vivas no tênis nas Olimpíadas de Paris caíram nesta quarta (31). No torneio de duplas feminino, Beatriz Haddad Maia e Luiza Stefani foram derrotadas pelas britânicas Katie Boulter e Heather Watson, nas oitavas de finais. O jogo terminou 2 a 0 (as parciais dos sets foram 6/4 e 6/3).
Triatlo
Apesar de não ter ganhado medalha, Miguel Hidalgo fez uma prova histórica no triatlo, nesta quarta-feira (31). Fazendo uma prova de recuperação, ele terminou na 10°, o primeiro top 10 da história do país, com um tempo total de 1h44s27.
Manoel Messias, o outro brasileiro na disputa, terminou na 45° posição com um tempo 1h45s55.
No feminino, Djenifer Arnold terminou na 20ª colocação, com 1h58min45 no percurso, enquanto Vittória Lopes foi a 25ª, com 2h0010.
Vela
As bicampeãs olímpicas, Martine Grael e Kahena Kunze, da 49er FX da Vela, conseguiram se recuperar nas últimas duas regatas da modalidade e avançaram para a regata da medalha. As brasileiras conseguiram um 9º e um 2º lugar para, no geral, terminarem a classificação na 8ª posição.
No entanto, devido à pontuação acumulada até agora, elas não possuem chance de chegar ao pódio em Paris 2024.
O outro barco brasileiro da classe não se classificou para a regata da medalha. Marco Grael e Gabriel Simões, do 49er, terminaram na 19ª colocação.
Ginástica Artística
Na final do individual geral masculino da ginástica artística, Diogo Soares terminou na 23ª posição. O brasileiro de 22 de anos somou 78.698 pontos, somando todos os seis aparelhos.
O pódio foi formado pelo japonês Shinnosuke Oka, com o ouro (86.832), e os chineses Bohen Zhang (86.599) e Ruoteng Xiao (86.364), com prata e bronze respectivamente.
Natação
A brasileira Beatriz Dizotti disputou a final do 1500m na tarde desta quarta (31). Ele terminou a prova na sétima posição com a marca de 16min02s86s.
O ouro ficou com a favorita, a estadunidense Katie Ledecky (15min30s02), que conquistou seu oitavo ouro nos jogos e bateu o recorde olímpico. A prata ficou com a francesa Anastasiia Kirpichnikova (15min40s35) e o bronze com a alemã Isabel Gose (15min41s16).