Parques públicos de Salvador reabrem a partir de segunda-feira (12)

Os equipamentos de uso compartilhado, como academias de ginástica e anfiteatros, devem permanecer fechados

Por Da Redação
Ás

Parques públicos de Salvador reabrem a partir de segunda-feira (12)

Foto: Reprodução / Jefferson Peixoto / Secom

Após quatro meses de suspensão, os parques públicos municipais de Salvador vão reabrir a partir de segunda-feira (12). A prefeitura informou que serão adotados protocolos sanitários para garantir a visitação de forma segura durante o período de pandemia da Covid-19.

Os equipamentos, administrados pela Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), estão liberados a funcionar de segunda-feira a sábado, inclusive nos feriados, conforme o poder público municipal.

Confira os horários de funcionamento dos parques: 

O parque da Cidade (Itaigara) funcionará de segunda a sábado, das 5h às 22h.
O parque dos Ventos (Boca do Rio) funcionará de segunda a sábado, das 5h às 22h.
No Stiep, o Parque da Lagoa dos Pássaros funcionará de segunda a sábado, de 5h às 19h.
Já o acesso ao Parque da Lagoa dos Dinossauros deverá ser previamente agendado na internet, das 8h às 17h, também de segunda a sábado. O limite de agendamento é 200 pessoas por cada horário disponível.
O Jardim Botânico, em São Marcos, abrirá de segunda a sexta, das 8h às 17h. Já o Parque das Dunas, em Praia do Flamengo, funcionará de 8h às 17h, de segunda a sexta, e no sábado, de 8h as 13h. A entrada neste último local também deve ser feito por agendamento, através do telefone (71) 98888-0108 ou pelo perfil do Instagram @parquedasdunassalvador.

Protocolos

Conforme a prefeitura, os espaços devem funcionar sob protocolos específicos, publicados em edição extra do Diário Oficial do Município (DOM) de quinta-feira (8). Dentre as medidas está a necessidade de designação de acessos específicos para entrada e saída e, sempre que possível, estabelecer fluxos únicos de movimentação dos visitantes para evitar aglomerações e o cruzamento de pessoas.

O uso de máscara é obrigatório para acesso e durante toda a permanência nos parques, inclusive durante a realização de atividades físicas. Deve ser disponibilizado álcool a 70% nas entradas dos parques, nas entradas dos sanitários e nas áreas de maior circulação de pessoas.

Os equipamentos de uso compartilhado, como academias de ginástica e anfiteatros, devem permanecer fechados. São permitidas atividades esportivas desde que todos os participantes usem máscaras durante todo o período e seja mantido o distanciamento mínimo de 1,5m entre as pessoas.

Não estão liberadas atividades que possam gerar aglomerações, como piqueniques, rodas de conversa, shows, grupos escolares ou religiosos e similares. Em áreas gramadas, os lugares permitidos para utilização têm que estar demarcados para garantir o distanciamento mínimo.

Também está proibido o uso de bebedouros nos espaços comuns dos parques. O acesso em veículos só será permitido a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida; para atividades de manutenção e segurança; ou para o desempenho de atividades administrativas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário