Coronavírus

Partículas do novo coronavírus cabem em uma lata de refrigerante

Cálculo foi feito pelo matemático Kit Yates, do Reino Unido

Por Da Redação
Ás

Partículas do novo coronavírus cabem em uma lata de refrigerante

Foto: Reprodução

Causador da morte de quase 2,4 milhões de pessoas em todo o mundo, o novo coronavírus é um vírus esférico com espinhos na superfície, com tamanho de um diâmetro de 100 nanômetros, em média. Isso equivale a 100 bilionésimos de metro, ou seja, é uma medida menor que a de um fio de cabelo humano.

Com o objetivo de descobrir qual o tamanho do recipiente para reunir os quadrilhões de partículas, o matemático Kit Yates, da Universidade de Bath, no Reino Unido, resolveu descobrir a resposta e calculou o volume com a seguinte fórmula: V = 4 π r³/3, onde r é o raio do microrganismo. 

Se o diâmetro é 100 nanômetros, o raio equivale a 50 nanômetros. Assim, pela fórmula, o volume de um único microrganismo é 523 mil nanômetros³ ou 0,000000000000000523 ml — isso é uma partícula tão pequena que não ocupa quase nada de espaço.

Yates também calculou a quantidade de pessoas infectadas no mundo (107 milhões). Ele estimou uma média de 3 milhões de infectados por dia e a carga viral dos doentes, então Yates optou por usar a média geométrica e fixou o número em 10 bilhões de partículas.

Com 3 milhões de pessoas contaminadas diariamente e com o período ativo da infecção em torno de seis dias, o matemático concluiu que há cerca de 200 quadrilhões de partículas virais em circulação no mundo o tempo todo. 

Como cada um desses pequenos elementos ocupa 523 mil nanômetros³ de área, o total de volume de todas as partículas em circulação no mundo juntas é de aproximadamente 120 ml.

Yates calculou também a densidade máxima quando se empacotam esferas, que é de 74%. Ou seja, o volume necessário para acomodar todas as partículas do novo coronavírus existentes no mundo é de 160 ml. Com o resultado do matemático, as partículas caberiam facilmente em uma lata de refrigerante de 269 ml.

Confira o vídeo: 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.