• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Partido de extrema direita chama de "vergonha" proposta do presidente de Portugal de reparar Brasil pela escravidão
Mundo

Partido de extrema direita chama de "vergonha" proposta do presidente de Portugal de reparar Brasil pela escravidão

Na terça-feira (23), o chefe de Estado português reconheceu a culpa do país pela escravidão e massacres no Brasil e em outras colônias

Por Da Redação
Ás

Partido de extrema direita chama de "vergonha" proposta do presidente de Portugal de reparar Brasil pela escravidão

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O partido de extrema direita português criticou, na última quarta-feira (24), o presidente Marcelo Rebelo de Sousa por ter reconhecido a culpa de Portugal pela escravidão e massacres no Brasil e em outras colônias. 

"Vergonha! Se houvesse forma de destituir o Presidente da República Portuguesa neste momento, o Chega fá-lo-ia!", diz a mensagem do partido na conta do X (antigo Twitter). 

Nas eleições, em março, o Chega conquistou 48 cadeiras no Parlamento português, quadruplicando o número de assentos que ocupavam e se tornando a terceira força política do país. 

Em conversa com correspondentes estrangeiros, na noite de terça-feira (23), Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que seu país foi responsável por uma série de crimes contra escravos e indígenas no Brasil na era colonial e deve pagar por isso

Segundo Rebelo, ele sugeriu ao governo fazer reparações pela escravidão e afirmou que Portugal "assume total responsabilidade pelos danos causados", como massacres a indígenas, a escravidão de milhões de africanos e bens saqueados.

Durante a conversa, no entanto, o presidente português não detalhou de que forma a reparação será feita.

Essa foi a primeira vez que um presidente de Portugal - que é o chefe de Estado no país- reconhece a culpa. No ano passado, Rebelo de Sousa disse que Portugal deveria se desculpar pela escravidão transatlântica e pelo colonialismo, mas não chegou a pedir desculpas completas.

Já na noite de terça-feira, ele alegou que reconhecer o passado e assumir a responsabilidade por ele era mais importante do que pedir desculpas.

"Pedir desculpas é a parte mais fácil", disse ele.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário