Partido de Milei vence eleições legislativas na Argentina
Legenda obteve 40,8% dos votos apurados

Foto: Ricardo Stuckert/PR
O partido do presidente argentino, Javier Milei, La Libertad Avanza (LLA), venceu, no domingo (26), as eleições legislativas. Com mais de 90% dos votos apurados, a legenda obteve 40,8%. O anúncio foi feito pelo chefe do gabinete de ministros, Guillermo Francos. A vitória define o tanto de apoio que Milei terá no Congresso.
O LLA ficou à frente do Fuerza Patria, que representa grande parte da oposição peronista, com 24,5%. Assim, o partido de Milei conquistou 64 das 127 cadeiras na Câmara e 13 das 24 cadeiras no Senado. Já o Fuerza Patria levou 31 cadeiras na Câmara e 6 no Senado.
A chapa do LLA liderou na maior parte das províncias, incluindo a de Buenos Aires, onde Milei foi derrotado nas eleições locais em setembro deste ano.
"Foi um dia histórico para a Argentina. O povo argentino resolveu deixar para trás 100 anos de decadência e persistir no caminho da liberdade, do progresso e do crescimento. Hoje começa a construção da Argentina grande", declarou Milei em um discurso em Buenos Aires.
"Os argentinos deram um 'basta ao populismo'. Populismo nunca mais", complementou.


