Partido de premiê japonesa apoiada por Trump conquista ao menos dois terços do parlamento, afirma tv local
Representante do partido conservador deverá vencer as eleições por grande maioria dos votos

Foto: Reprodução/X/@JPN_PMO 21.10.2025
O Partido Liberal Democrata (PLD), da primeira-ministra Sanae Takaichi, conquistou ao menos dois terços das cadeiras do Parlamento do Japão, apoiado pelo partido de coalizão, o Nippon Ishin no Kai (Partido da Inovação do Japão). A informação foi divulgada pela emissora pública japonesa NHK.
Segundo informações da Reuters, a representante do partido conservador deverá vencer as eleições por grande maioria dos votos, conseguindo um total de 465 cadeiras na Câmara dos Representantes do Japão.
As urnas foram fechadas às 20h da noite do último domingo (8), no horário local, e em menos de duas horas, o PLD já havia ultrapassado os 233 assentos.
O resultado confirmou a primeira projeção de boca de urna da NHK, divulgado logo depois do fim da votação, que mostrava alta vantagem para a legenda.
Takaichi tem apoio declarado do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Segundo a NHK, o Partido Liberal Democrata deverá conquistar entre 274 e 328 das 465 cadeiras em disputa, uma margem considerada estratégica para que Takaichi consiga seguir em pautas governistas.
Somando forças com o partido de coalizão, o Nippon Ishin no Kai, o bloco governista deverá conseguir entre 302 e 366 assentos ao todo, reforçando a base de apoio do governo no legislativo.
Eleições antecipadas
Takaichi dissolveu o Parlamento do Japão no dia 19 de janeiro e convocou eleições antecipadas oito dias depois na tentativa de transformar a alta popularidade que possui em maioria mais consolidada no legislativo.
O período eleitoral foi considerado o mais curto desde o fim da Segunda Guerra Mundial, com somente 16 dias entre a dissolução do Parlamento e o dia da votação.
Primeira mulher a comandar o Japão, Takaichi, de 64 anos se tornou em outubro a quinta chefe de governo do país em apenas cinco anos.
Mesmo dona de posições conservadoras, ela ganhou popularidades entre os jovens nas redes sociais.
Entre o grupo, até surgiu uma "febre" chamada de sanakatsu, conhecido como "mania por Sanae", que impulsionou a busca por objetos que ela utiliza, como bolsas e até mesmo uma caneta rosa que ela usa para realizar anotações no Parlamento.
Apoio de Trump
A primeira-ministra reforçou a posição de favorita depois de ser apoiada publicamente pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Em publicação nas redes sociais, o presidente considerou Takaichi uma líder "forte, poderosa e sábia" e ainda declarou "apoio total e absoluto" à premiê.
Trump disse ainda estar ansioso para receber ela na Casa Branca em 19 de março e destacou negociações comerciais e cooperação em segurança entre os dois países.


