Partido Social-Democrata vence as eleições municipais em Hamburgo, na Alemanha
Escândalo na Turíngia custou votos a liberais

Foto: Reprodução
O Partido Social-Democrata (SPD) da Alemanha, encabeçado pelo prefeito Peter Tschentscher, venceu as eleições municipais em Hamburgo, neste domingo (23), com quase 38% dos votos, de acordo com as primeiras projeções de boca de urna. O Partido Verde está logo atrás, com 25,5%.
A conservadora União Democrata Cristã (CDU) apresentou queda recorde, ficando apenas com 11% nas urnas, limitando-se a 15 ou 16 mandatos na próxima Câmara municipal. Paul Ziemiak, secretário-geral da legenda da chefe de governo Angela Merkel, justificou o mau desempenho após o escândalo eleitoral na Turíngia.
A crise política no estado localizado no Leste Alemão foi desencadeada quando Thomas Kemmerich foi eleito governador com votos do próprio Partido Liberal Democrático (FDP), da CDU e da populista de direita Alternativa para a Alemanha (AfD). Kemmerich renunciou.
Apesar da vitória, os social-democratas sofreram baixas significativas na metrópole do Norte da Alemanha. No último pleito, em 2015, eles haviam ficado com 46,6%.