Pastor R.R. Soares usa programa para divulgar fake news sobre taxação do Pix
Notícias falsas sobre o tema geraram mais de 25 milhões de visualizações nas redes sociais na última semana
Foto: Reprodução
O pastor R.R Soares, fundador da Igreja Internacional da Graça de Deus, propagou uma fake news sobre a nova regra da Receita Federal que aumentou a fiscalização para transações feitas por Pix.
• Receita federal 'aperta o cerco' na fiscalização do Pix; entenda mudanças
• Nova fiscalização de Pix reduz chance de malha fina, diz Receita
O missionário utilizou o programa Show da Fé, exibido pela TV Band, para dizer que autoridades desejam cobrar imposto "de tudo".
“Está acontecendo uma campanha contra o Pix. Só porque a pessoa ajuda um parente, um amigo e é de graça, já querem cobrar imposto. Eles cobram imposto de tudo, até que um dia vão cobrar imposto da gente. É uma maldade que querem fazer”, disse na segunda-feira (13).
As declarações foram proferidas pouco após a emissora exibir uma reportagem que desmentia informações falsas sobre o assunto. A alegação feita por Soares tem sido adotada por outros nomes ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A desinformação consiste em afirmar que haverá tributação em cima das transferências via Pix.
Atualmente, todos os brasileiros que tiveram rendimentos anuais acima de R$ 30.639,90 precisam declarar imposto de renda. O extrato bancário e suas movimentações financeiras são detalhadas neste processo. A nova regra consiste apenas em identificar inconsistências entre a declaração e as transações.
Na prática, serão fiscalizadas as transações de pessoas físicas acima de 5 mil reais e de empresas acima de 15 mil. Logo, os mais pobres não serão atingidos.
Notícias falsas sobre o tema geraram mais de 25 milhões de visualizações na última semana. Em meio ao problema, o novo ministro da Secretaria de Comunicação, Sidônio Palmeira, tomou o cargo na terça-feira (14).