Cultura

Pato Donald completa 86 anos nesta terça

Canais da Disney vão transmitir episódios especiais para comemorar a criação do personagem

Por Da Redação
Ás

Pato Donald completa 86 anos nesta terça

Foto: Reprodução

Para comemorar os 86 anos da estreia do Pato Donald no curta de animação A Galinha Esperta, os canais Disney Channel, Disney Junior e Disney XD transmitirão episódios especiais e, no começou no dia 1º de junho, uma nova temporada de Ducktales - Os Caçadores de Aventuras.   

O Pato Donald já havia sido mencionado três anos antes, em 1931, no storyboard de As Aventuras de Mickey Mouse, e com um visual muito diferente da icônica boina azul e uniforme de marinheiro que o consagrou nas telas. Mas foi como um dos protagonistas do universo Disney que Donald se tornou um dos personagens mais importantes da história dos quadrinhos e da animação.

Donald é a criação que mais apareceu em filmes da Disney - mais até que seu mascote, o Mickey Mouse, que surgiu seis anos antes. Além disso, é o personagem com mais publicações de HQs, com exceção de super-heróis, afinal é difícil competir quantitativamente com oito décadas ininterruptas de Marvel e DC Comics.

Em 1938 havia pesquisas de mercado que indicavam que Donald era mais querido pelos fãs do que Mickey, e ele passou a ganhar protagonismo nas produções do estúdio. No clássico Fantasia, de 1940, sua aparição como mago tornou-se icônica, e é até hoje um marco para a Disney.

O personagem se consolidou de vez sua importância para a cultura pop durante a Segunda Guerra Mundial. Ele foi o principal personagem a estrelar os filmes da Disney no período, que criticavam - com boas doses de inspiração de Charles Chaplin - o regime nazista. O destaque dessa época é Der Fuehrer's Face, de 1942, propaganda anti-nazista que venceu o Oscar de curta animado.

Ao lado de Mickey, Pernalonga, Picapau e os Simpsons, o Pato Donald tem uma estrela no Hall da Fama de Hollywood.   
   

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário