Patriotas expulsa vereador Sandro Fantinel após declaração xenofóbica
De acordo com o partido, o pronunciamento de Fantinel foi "desrespeitoso e inaceitável”
Foto: Reprodução / YouTube
O partido Patriotas expulsou, nesta segunda-feira (1º), o vereador Sandro Fantinel, de Caxias do Sul, na Serra do RS, que fez um discurso em que questiona e ironiza as condições de trabalho dos baianos resgatados em situação análoga a escravidão. De acordo com o partido, o pronunciamento de Fantinel foi "desrespeitoso e inaceitável”.
“O discurso está maculado por grave desrespeito a princípios e direitos constitucionalmente assegurados, à dignidade humana, à igualdade, ao decoro, à ordem, ao trabalho, já que se referem de forma vil a seres humanos tristemente encontrados em situação degradante”, diz o texto.
O Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues repudiou o episódio. Até o momento, o vereador não se pronunciou sobre a decisão.
As defensorias públicas da Bahia e do Rio Grande do Sul emitiram em conjunto uma nota de repúdio, nesta quarta-feira (1°), contra a fala xenofóbica e racista do vereador.
A Polícia Civil, por intermédio da 1° Delegacia de Caxias do Sul (RS), instaurou hoje o Inquérito Policial para apuração dos fatos. De acordo com o órgão, o procedimento investigação se encontra em curso, sendo que, dentre outras diligências, solicitou à Câmara de Vereadores as imagens da sessão em que ocorrida tais declarações.
Veja a nota de expulsão na íntegra: