Paulo Guedes fala sobre combate ao coronavírus em coletiva no Palácio do Planalto
Ministro diz que ajuda aos estados e municípios será de R$ 130 bilhões
Foto: Adriano Machado/Reuters
Os ministros da Casa-Civil, Braga Netto, e da Economia, Paulo Guedes, falaram nesta terça-feira (28), sobre o enfrentamento da oandemia do novo coronavírus no Palácio do Planalto. Até o momento, segundo o balanço do Ministério da Saúde, o Brasil tem 78.162 casos confirmados de covid-19 e 5.466 mortes. A situação atual de mortes no país é pior que a China, epicentro da doença.
Guedes disse, durante a coletiva de imprensa, que a ajuda aos estados e municípios será de R$ 130 bilhões, que serão enviados pelo Senado. De acordo com o ministro, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, compreendeu a necessidade de estabelecer uma contrapartida de estados e municípios para receber os recursos da União, no projeto de lei.
O governo federal liberou o Ministério da Economia e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a realizarem chamamento público para contratação temporária de pelo menos 8.230 servidores aposentados e militares inativos. O edital de seleção deverá ser publicado em até seis meses, mas a contratação desses profissionais está autorizada a partir desta terça (28).Essa medida de contratação, foi a forma encontrada pelo governo para para reforçar o atendimento nas agências da Previdência e reduzir o estoque de pedidos de benefícios em atraso no INSS. O número de pedidos com mais de 45 dias de atraso passa de 1,3 milhão.
Ainda de acordo com Paulo Guedes, o Ministério da Economia estima que houve um aumento de 150 mil pessoas desempregadas no país entre março e a primeira quinzena de abril deste ano, em relação ao mesmo período de 2019, em razão da crise causada pelas medidas de enfrentamento ao novo coronavírus (covid-19) no Brasil.