Pazuello confirma possibilidade de oferecer remédios à base de canabidiol pelo SUS
Processo de regulamentação está em andamento na pasta
Foto: Agência Brasil
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse nesta quinta-feira (10), que está em andamento na pasta um processo de regulamentação para que o Sistema Único de Saúde (SUS) passe a oferecer medicamentos feitos à base de canabidiol, uma substância presente na planta da maconha. “Nós temos um medicamento chamado cannabidiol, e alguns outros que são similares estão em processo de regulamentação para fornecimento pelo SUS. Isso não é de hoje. Já é um processo antigo”, disse Pazuello.
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) determinou, em agosto, que a União incluísse remédios à base de cannabidiol (CBD) e tetraidrocanabinol (THC) já registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na lista de fármacos ofertados pelo SUS. Em abril, a Anvisa autorizou a comercialização em farmácias e drogarias do primeiro medicamento à base de canabidiol.
Ainda de acordo com Pazuello, não há uma restrição dentro do ministério aos medicamentos feitos à base da cannabis. “Nós deixamos claro que todos os medicamentos que tenham resultado e que mereçam ter esse tipo de ação, no SUS, no Ministério da Saúde, não há nenhuma restrição”, afirmou.