Brasil

Pedagoga fala sobre a importância da aprendizagem nas férias escolares

Estudo diário ajuda a desenvolver habilidades nas crianças, aponta especialista

Por Da Redação, Ane Catarine Lima
Ás

Pedagoga fala sobre a importância da aprendizagem nas férias escolares

Foto: Getty Images

Durante as férias escolares, é comum que as crianças queiram aproveitar cada minuto de diversão com atividades que não sejam vinculadas à vida acadêmica. Especialistas apontam que, nesse período, as crianças tendem a sofrer uma redução dos níveis de conhecimento, principalmente se não realizarem nenhuma atividade de aprendizagem. Para que isso não ocorra, é fundamental que os pais incentivem seus filhos a continuarem praticando o que aprenderam na escola em casa. 

De acordo com a pedagoga Bruna Duarte Vitorino, estudar um pouco todos os dias traz muitos benefícios às crianças. A prática faz com que os pequenos não percam o ritmo de estudos e, além disso, os mantém preparados para a volta às aulas. “Pode parecer difícil convencer a criança sobre a importância do estudo diário, mas é um investimento que ela só compreenderá no futuro. Pais, acreditem que a prática é benéfica”, diz Bruna, atualmente coordenadora pedagógica do Kumon.

Segundo ela, o estudo diário também ajuda a criança a aprender a ter responsabilidade, a persistir nos sonhos e a manter a memória ativa. Pesquisas apontam que os alunos que não praticam o aprendizado durante o período de recesso escolar tendem a ter piores resultados na volta às aulas, comparado aos que têm o hábito de estudar diariamente. 

Ainda segundo a pedagoga, o apoio dos pais é essencial para maximizar com sucesso a capacidade das crianças. “Estudar não precisa ser chato e cada família pode encontrar a melhor maneira de incentivar o seu filho. Ler com os pequenos, participar de jogos educativos, ir ao teatro, enfim, qualquer atividade é válida”, afirmou.

Bruna destaca valores que o estudo diário pode proporcionar, confira:

-Responsabilidade: todos sabemos que para se ter sucesso é preciso colocar os deveres antes da diversão.
-Perseverança: desistir de fazer as lições é muito fácil, mas ao persistir estudando um pouco por dia, o aluno aumenta a sua confiança e no futuro lutará por todos seus objetivos sem preguiça.
-Organização: administrar bem o tempo disponível para fazer cada atividade, incluindo tempo para brincar e descansar leva o aluno a se organizar melhor nos estudos na escola e para toda a vida.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário