• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Pediatras afirmam que tecnologia traz mais aptidão e saúde para crianças e adolescentes

Pediatras afirmam que tecnologia traz mais aptidão e saúde para crianças e adolescentes

Estudo foi publicado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)

Por Da Redação
Ás

Pediatras afirmam que tecnologia traz mais aptidão e saúde para crianças e adolescentes

Foto: Pexels

Um documento acerca dos benefícios que a tecnologia pode trazer na vida das crianças e adolescentes, intitulado “Benefícios da tecnologia para todas as crianças e adolescentes: mais aptidão, mais saúde”, foi publicado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), por meio do seu Grupo de Trabalho de Saúde na Era Digital.

O texto traz uma atualização sobre as facilidades do mundo digital, especialmente para crianças e adolescentes com riscos para o desenvolvimento pleno ou que necessitam da tecnologia para acesso à inclusão e à saúde em todos os setores da sociedade.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que mais de um bilhão de pessoas em todo mundo tenham algum tipo de deficiência ou incapacidade. Ainda segundo a OMS, pelo menos 10% das crianças no mundo nascem ou adquirem algum tipo de deficiência física, mental ou sensorial.

A partir disto, os avanços científicos, tecnológicos e de comunicação permitem que esse público tenha acesso a diferentes modalidades de tecnologia assistiva para “melhor incluir-se e desenvolver-se na sociedade, permitindo apoio educacional, social, de esporte, lazer e vida diária”.

O documento traz ainda a classificação das tecnologias assistivas; alguns exemplos associados às tecnologias via internet; redes sociais de suporte específicos lidar com sintomas de transtornos psiquiátricos, inclusão escolar, alfabetização e matemática para pessoas com deficiência intelectual, atenção à saúde; grupos de apoio e iniciativas para pessoas com doenças raras; além de associações e federações que produzem encontros e congressos defendendo os direitos das pessoas com deficiência.

Os especialistas apontam que, tanto quanto a população em geral, crianças e adolescentes também são vulneráveis aos abusos do mundo digital e necessitam dos cuidados educativos preventivos e monitorização com segurança e privacidade na Internet, assegurados como direitos à saúde para seu desenvolvimento cerebral, mental e social, pleno e integrado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.