Pedido oficial para registro definitivo da vacina contra covid-19 é solicitado pela Anvisa
O pedido de registro definitivo é resultado de um processo que teve início em junho de 2020
Foto: Reprodução/Fiocruz
O pedido de registro definitivo da vacina para a Covid-19 à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, foi submetido oficialmente pela Fiocruz, o que permitirá o uso do imunizante AstraZeneca/Oxford em larga escala no país.
O pedido de registro definitivo é resultado de um processo que teve início ainda em junho de 2020, por meio da submissão contínua, que foi um processo criado pela Anvisa para agilizar a análise da documentação, feita de forma gradativa, e orientando, tanto a Fiocruz como a farmacêutica, sobre os passos seguintes.
De acordo com a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, “este é mais um passo fundamental no enfrentamento à doença e dará à população brasileira um amplo acesso à vacina, que será distribuída pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde”.
A Fiocruz entregou duas milhões de vacinas importadas em janeiro e, com o início da produção, a partir da chegada do Ingrediente Farmacêutico Ativo, a Fundação poderá escalonar as entregas para atingir a marca de 50 milhões de doses até abril e 100,4 milhões de doses até julho de 2021.
No segundo semestre deste ano, não será mais necessária a importação do Ingrediente Farmacêutico Ativo, que passará a ser produzido também na Fiocruz, após a conclusão da transferência de tecnologia.