Pedidos de recuperação judicial apresentam queda de 34,5% em setembro
No último mês, 57 pedidos foram apontados

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Os pedidos de recuperação judicial apresentaram uma queda de 34,5% em setembro em relação ao mesmo período do ano anterior. Neste mês, foram expedidos 57 pedidos ante 87 em 2020, segundo dados do Serasa Experian, divulgados nesta quinta-feira (14).
O porte que apresentou o maior número foi o de micro e pequenos negócios, com 38 requisições, seguido de médias empresas, com 13, e grandes, com 6. Além disso, o setor com mais solicitações foi o de serviços, com 28, em segundo lugar, veio o comércio, com 10; a indústria, também com 10, e o primário, com 9.
O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, explicou os motivos que levaram à queda dos números.
“Com a nova disponibilização das linhas de crédito específicas para micro e pequenos negócios, os empreendedores conseguiram colocar as contas em dia e manter a empresa funcionando”, disse. Completando que a melhora é "um alívio temporário, já que o cenário econômico atual de inflação e juros em alta ainda é bastante desafiador”.
Já os pedidos de falência apresentaram queda de 8,5%, com 75 solicitações em setembro ante 87 realizadas no mesmo período do ano passado. Lidera o ranking de requisições às micro e pequenas empresas, com 87; seguidas dos negócios de grande porte, com 15, e os de médio, com 11.