Deputado do União Brasil é o novo ministro das Comunicações do governo Lula
Pedro Lucas assume o lugar de Juscelino Filho, demitido após ser denunciado pela PGR por supostos desvios em emendas parlamentares

Foto: Reprodução/União Brasil
O deputado Pedro Lucas (União-MA) foi anunciado na noite desta quinta-feira (10) como novo ministro das Comunicações do governo Lula. Ele assume o posto no lugar de Juscelino Filho, demitido na terça-feira (8), após ter sido denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por supostos desvios em emendas parlamentares quando era deputado federal.
O anúncio foi feito pela ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. Segundo a ministra, o agora ex-deputado pediu para assumir o cargo após a Páscoa, quando deve sair oficialmente sua nomeação.
"O União Brasil apresenta o nome do Pedro Lucas para substituir o ministro Juscelino nas Comunicações. O presidente aceitou e fez um convite também ao líder para assumir, o Pedro Lucas. O Pedro Lucas só pediu até depois da Páscoa para assumir o ministério, porque ele tem que encaminhar umas questões pessoais de mandato e em relação à liderança da bancada. E nesse interregno vai assumir interinamente a secretária-executiva", afirmou Gleisi.
A escolha por Pedro Lucas já havia sido sinalizada pelo presidente Lula na quarta-feira (9), em Honduras, na Cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac). O petista, no entanto, sacramentou a decisão após se reunir com o presidente do senado Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e dirigentes do partido.
Até então líder do União Brasil na Câmara, Pedro Lucas é da ala governista da sigla e presidiu a Agência Executiva Metropolitana durante o governo Flávio Dino no Maranhão.
O afastamento de Juscelino da chefia da pasta das Comunicações foi uma promessa de Lula após a Polícia Federal ter concluído, em junho de 2024, que o ministro integrou uma organização criminosa. Na época, o presidente afirmara que o afastaria caso ele fosse denunciado. O agora ex-ministro já retomou seu mandato de deputado federal.