Pegar estrada de carro neste fim de ano exige alguns cuidados de motoristas e passageiros
O Farol da Bahia explica como fazer uma viagem segura e evitar acidentes
Foto: Reprodução/ Freepik
Chegou o fim do ano e muitas pessoas viajam de carro com as suas famílias para aproveitar as festas do período e /ou rever parentes em outras cidades do Brasil e do interior baiano. Quem viaja de carro nessa época do ano e vai enfrentar as estradas precisa ter atenção e cuidado redobrado para evitar acidentes e ter uma viagem tranquila devido à grande movimentação de veículos nas rodovias federais e estaduais.
Com o objetivo de minimizar os riscos de acidentes e orientar motoristas e passageiros, a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) alerta que é preciso, antes de viajar, seguir algumas dicas importantes para uma viagem com segurança.
Primeiro é preciso conferir se a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não está vencida e se o veículo oferece condições seguras e confortáveis. Outro ponto é verificar a melhor posição para cada viajante (motorista e passageiros) dentro do veículo e evitar o excesso de pessoas e bagagens.
As crianças com até 10 anos de idade precisam estar acomodadas no banco traseiro do veículo e utilizar os equipamentos de segurança apropriados. O motorista e os passageiros devem usar o cinto tipo três pontos, inclusive no banco de trás.
Importante, se for dirigir, não pegar a estrada com sono. Um descanso antes da viagem é sempre bom. O ideal é tenha dormido pelo menos oito horas. Na estrada, se o motorista estiver acompanhado, é importante manter o diálogo com os passageiros, fazer perguntas e cobrar respostas, para ter atenção e ficar alerta.
Os cuidados com a alimentação não devem ser deixados de lado. Deve-se evitar refeições pesadas. Optar sempre por uma alimentação leve, de fácil digestão, que não cause distúrbios gastrointestinais nem dê sono.
Em grandes deslocamentos, é bom parar a viagem periodicamente para descansar e fazer exercícios. Longos períodos ao volante reduzem a eficiência do motorista e representam risco de acidentes devido ao cansaço.
E a última dica recomendada pela Abramet é que o motorista deve evitar o uso do álcool, já que para dirigir este precisa estar em pleno gozo das suas capacidades físicas e mentais.