‘Pela 1° vez Brasil passa por surto mundial com índices abaixo da média', diz Campos Neto
Segundo presidente do BC, inflação parece estar caminhando para uma melhora
Foto: Agência Brasil
O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou na segunda-feira (29), em seu discurso no Prêmio Inovação para o Desenvolvimento Econômico, em Fortaleza, que pela primeira vez o Brasil está passando por um surto de influência global com índices de preços abaixo da média internacional. Na ocasião, ele ressaltou que a inflação parece estar caminhando para uma melhora, ainda que de forma gradual, e elogiou a decisão do BC de manter a taxa de juros em um patamar elevado.
“O cenário está clareando. A gente tem uma inflação que parece que vai engrenar uma melhora, ainda que lenta. Ao mesmo tempo, a atividade vem surpreendendo para cima. Os índices de confiança melhoraram, mas ainda abaixo da média”, disse Campos Neto. “É a 1ª vez que há um surto inflacionário mundial e o Brasil está abaixo. Isso se deveu porque o BC entendeu que precisava subir juros, subiu rápido e antes”, completou.
No entanto, o presidente do BC ressaltou que ainda há trabalho a ser feito, pois as expectativas de inflação de longo prazo ainda estão elevadas. A taxa Selic se mantém em 13,75% ao ano desde setembro de 2022.