• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Pela primeira vez, mulheres estão representadas em todos os parlamentos do mundo, aponta relatório
Mundo

Pela primeira vez, mulheres estão representadas em todos os parlamentos do mundo, aponta relatório

Mulheres ocupam média de 25,8% dos assentos disponíveis, representando um aumento de 2,3%

Por Da Redação
Ás

Pela primeira vez, mulheres estão representadas em todos os parlamentos do mundo, aponta relatório

Foto: AMISOM/Fardosa Hussein

De acordo com o último relatório anual da União Interparlamentar, pela primeira vez, há mulheres parlamentares em todos os países do mundo. O órgão global que promove a paz por meio da diplomacia parlamentar e do diálogo também disse que a participação feminina nunca foi tão diversa quanto atualmente.

As conclusões são baseadas em dados dos 47 países que realizaram eleições no ano passado. As pesquisas mostram que as mulheres ocupam uma média de 25,8% dos assentos disponíveis, representando um aumento de 2,3% desde a última eleição.

Apesar desses dados positivos, a União Interparlamentar observou que este é o menor aumento na participação feminina em seis anos. O aumento de 0,4% significa que a parcela global de mulheres em cargos parlamentares ficou em 26,5% no início deste ano.

Alguns destaques

Segundo os dados, há sinais encorajadores de que pelo menos o progresso está acontecendo. O Brasil registrou um recorde de 4.829 mulheres que se identificam como negras concorrendo às eleições, de um total de quase 27 mil candidatas.

Em 2018, Moçambique registrava 39,6% de mulheres no parlamento. O país também está no pequeno grupo de 14 países que conquistaram a paridade de gênero em posições ministeriais.

Nos Estados Unidos, um recorde de 263 mulheres negras concorreu às eleições intermediárias do Congresso. E a representação Lgbti+ na Colômbia triplicou, passando de dois para seis membros do Congresso.

Na França, 32 candidatos de origem minoritária foram eleitos para a nova Assembleia Nacional, um recorde histórico de 5,8% do total.

Seis países em todo o mundo agora têm paridade de gênero, graças à conquista da Nova Zelândia no ano passado. A lista inclui Cuba, México, Nicarágua, Ruanda e Emirados Árabes Unidos como as principais nações no ranking da União Interparlamentar.

Ruanda está no primeiro lugar, com as mulheres ocupando pouco mais de 60% dos assentos parlamentares na câmara baixa. Porém, as mulheres ainda ocupam apenas 34,6% dos assentos na câmara alta.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.