Peles negras: os cuidados e tratamentos ideais!
Dra. Bruna Bravo dá dicas das melhores abordagens para lidar da maneira correta com este fototipo
Foto: Divulgação
A pele negra precisa de um cuidado específico devido à suas particularidades. A acne, por exemplo, pode aparecer pela grande produção de oleosidade, causando machas e cicatrizes pelo rosto e corpo. Para evitar, é essencial escolher a abordagem e os tratamentos certos para as necessidades de cada fototipo.
Pensando nisso, convidamos a dermatologista Dra. Bruna Bravo para explicar as características das peles negras e como é possível tratá-la. Confira abaixo:
Quais são as principais diferenças entre a pele negra e outros fototipos?
As principais características da pele negra são a maior concentração de melanina - proteína que protege as células da pele dos danos causados pelos raios solares -, a maior atividade das glândulas sebáceas, traduzindo-se em maior oleosidade, e uma maior quantidade de colágeno na derme, proporcionando tonicidade e firmeza à pele.
Quais são os desafios mais comuns enfrentados por pessoas com pele negra em relação a acne, manchas e cicatrizes?
Pela maior concentração de melanina fisiológica, processos inflamatórios na pele negra tendem a responder com pigmentação local. Associado a isso, a produção em excesso de sebo pelas glândulas sebáceas pode favorecer o surgimento da acne e foliculite. Nestes casos, manchas e cicatrizes de acne são mais comuns nesse tipo de pele. Picadas de inseto também podem deixar pigmentação pós inflamatória.
Quais produtos de skincare são fundamentais para a saúde da pele negra?
Mesmo a pele negra apresentando maior proteção à radiação ultravioleta, o uso de filtro solar é indispensável para prevenir o surgimento de manchas e cicatrizes, de preferência os sem óleo ou com controle de oleosidade. Além disso, ativos que controlem a oleosidade são muito bem-vindos nos cuidados diários desses pacientes.
Como controlar a oleosidade e manter a hidratação da pele negra?
Para controlar a oleosidade do rosto, o dermatologista pode lançar mão de etapas de limpeza com produtos mais adstringentes e ácidos que controlam essa condição, como o ácido salicílico ou glicólico. Hidratantes para esta região devem ser mais leves, de preferência em forma de gel ou sérum. Em contrapartida, a pele negra do corpo costuma ser mais ressecada, sendo indispensável o uso de hidratantes mais potentes e espessos, a fim de evitar manchas pelo ressecamento.
Quais tratamentos estéticos são recomendados para peles negras?
Tratamentos que tenham como objetivo a uniformização das manchas e redução das glândulas sebáceas são recomendados para as peles negras, como peelings, lasers como ADVATx, entre outras tecnologias.
Como a pele negra reage a tratamentos com laser? Existe alguma diferença entre os lasers?
Quando bem indicado, os tratamentos com laser são muito benéficos a pele negra, principalmente para melhora da qualidade e uniformização da pele. As principais diferenças estão no ajuste dos parâmetros e na energia usada, devendo sempre ser indicado e realizado por médicos dermatologistas capacitados.
Lasers como o ADVATx são muito indicados. Ele conta com dois comprimentos de onda, em pulso rápido, sem dano celular adjacente, ou seja sem causar qualquer dano na superfície da pele que requer repouso. Isso se traduz em maior segurança e eficácia no tratamento de pigmentações pós inflamatórias, melasma, acne, foliculite e qualidade de pele. Além disso, é um laser de aplicação super bem tolerada pelos pacientes, praticamente indolor.
Quais precauções devem ser tomadas para evitar efeitos colaterais?
Os principais efeitos colaterais de tratamentos com laser na pele negra são pigmentação ou manchas claras em decorrência da inflamação que algumas tecnologias geram. Por ser um laser suave, sem gerar dano celular, o ADVATx quando usado com os parâmetros corretos e com a entrega de energia adequada, é um tratamento seguro e indicado para as peles negras. O principal cuidado é relacionado à exposição solar. O uso de filtro solar e outros mecanismos de fotoproteção são indispensáveis no pós procedimento, principalmente quando estamos falando de tratamento de manchas.
Qual a diferença do ADVATx em relação a outros lasers disponíveis no mercado?
O ADVATx é uma tecnologia dinamarquesa que entrega dois comprimentos de onda, 589nm e 1319nm. O comprimento de 589 nm é entregue em uma tecnologia patenteada que libera a energia de forma controlada com duração do pulso individual e espaçamento entre os pulsos menor que o tempo de relaxamento dos vasos, fazendo com que o corpo perceba os pulsos como uma onda contínua de energia. Traduzindo, podemos entregar energia certa para as células sem danificar a epiderme ao redor. Com este, tratamos pigmentações, inflamações e vasos. Além disso, com o comprimento de onda 1319nm é possível estimular a proliferação dos fibroblastos e redução da produção de sebo das glândulas sebáceas.