• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Pelo menos 100 caminhões de ajuda por dia são necessários em Gaza, diz ONU
Mundo

Pelo menos 100 caminhões de ajuda por dia são necessários em Gaza, diz ONU

Autoridades também pedem entrega de combustível na região

Por Da Redação
Ás

Pelo menos 100 caminhões de ajuda por dia são necessários em Gaza, diz ONU

Foto: Unicef/Eyad El Baba

Para atender às necessidades humanitárias, a ONU enfatiza que pelo menos 100 caminhões de ajuda por dia são necessários na Faixa de Gaza. A travessia de Rafah, entre Gaza e o Egito, foi aberta pelo segundo dia consecutivo no domingo (22), permitindo a entrada de 14 caminhões transportando alimentos, água e suprimentos médicos. Segundo o Escritório da Organização das Nações Unidas de Assuntos Humanitários (Ocha), isso equivale a cerca de 3% do volume médio diário de mercadorias que entravam em Gaza antes do conflito.

As entregas de ajuda que entraram pela passagem não incluem combustível. A Agência da ONU para Refugiados Palestinos (Unrwa), considerado o maior provedor humanitário em Gaza, disse que as reservas irão se esgotar nos próximos três dias. 

No domingo (22), o comissário-geral da agência, Philippe Lazzarini, pediu que se permita imediatamente o fornecimento de combustível. Sem o recurso, não haverá água, nem hospitais e padarias funcionando. “Sem combustível, a ajuda não chegará a muitos civis necessitados. Sem combustível, não haverá assistência humanitária”, reforçou Lazzarini.

Vítimas

De acordo com fontes oficiais israelenses citadas pelo Ocha, cerca de 1,4 mil pessoas foram mortas em Israel, a maioria nos ataques do Hamas em 7 de outubro. A agência disse que o número de vítimas fatais relatado é “mais de três vezes o número cumulativo de israelenses mortos” desde que começou a registrar vítimas em 2005. Três brasileiros morreram desde o início do conflito: Karla StelzerBruna Valeanu e Ranani Nidejelski Glazer. 

As autoridades de Israel afirmam que pelo menos 212 cidadãos israelenses e estrangeiros estão mantidos em cativeiro em Gaza. Dois reféns foram libertados na última sexta-feira. 

O secretário-geral da ONU, António Guterres, apelou repetidamente ao Hamas para que libertasse os reféns de forma imediata e incondicional.

O Ocha informou também que desde a tarde de 21 de outubro, as forças israelenses mataram sete palestinos na Cisjordânia, incluindo dois mortos em um ataque aéreo em Jenin. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.