Coronavírus

Pelo menos 12 estados e o DF já relatam aumento de casos de Covid-19, aponta pesquisa

Levantamento realizado pelo O Globo mostra que a Bahia está entre os estados citados

Por Da Redação
Ás

Pelo menos 12 estados e o DF já relatam aumento de casos de Covid-19, aponta pesquisa

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

De acordo com levantamento feito pelo GLOBO com secretarias estaduais de saúde de todo o território, ao menos 12 estados brasileiros, além do Distrito Federal, relatam aumento de notificações da Covid-19, depois de um longo período de baixos registros na pandemia.  

A alta de contágios, em meio à descoberta de uma nova subvariante da Ômicron, a BQ.1, evidencia a circulação do coronavírus no país. Houve crescimento de casos nos estados da Bahia, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo, e no DF, segundo os dados das respectivas pastas da saúde.

As secretarias consultadas afirmam que a positividade de testes e a pressão sobre os leitos de enfermaria e UTI ainda estão muito abaixo das piores ondas da pandemia, mas reforçam a importância dos cuidados e da vacinação para prevenir agravamento da doença e morte.

No Amazonas, as infecções por Sars-CoV-2 saltaram no início do mês, em comparação a outubro. Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, foram registrados 1.440 casos de Covid no estado de 1º a 9 de novembro — no mesmo período do mês passado, o índice era de 243 positivos.

Os casos também subiram na Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Rondônia, mas ainda sem reflexo nas internações e óbitos. O mesmo acontece no Distrito Federal, onde a secretaria relata preocupação com a baixa procura pela vacinação.

Em São Paulo, um dos estados com maior taxa de vacinação do país, 10 milhões de adultos ainda nem tomaram a terceira dose, ou primeira dose de reforço, considerada essencial para evitar complicações. Outros 7 milhões estão sem a segunda dose de reforço. Nas últimas duas semanas, as internações por Covid em leitos de enfermaria subiram 50% e, nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), 56%.

No Rio de Janeiro, uma análise dos últimos 15 dias feita pela vigilância estadual apontou que a taxa de positividade nos testes de RT-PCR e antígeno para Covid-19 cresceu. Também houve discreto aumento nas solicitações de leitos para tratamento da doença. 

Em Santa Catarina, a secretaria da saúde observou aumento dos casos ativos notificados, sobretudo casos leves que necessitaram atendimento ambulatorial, mas sem hospitalização. Já na Paraíba, houve aumento de 66% das notificações de casos suspeitos. E o quantitativo de internações já corresponde, em novembro, ao total de todo o mês de outubro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário