• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Pelo menos 182 tremores de terra atingiram a Bahia em 2023, aponta laboratório
Bahia

Pelo menos 182 tremores de terra atingiram a Bahia em 2023, aponta laboratório

Entre as cidades mais afetadas, Jacobina lidera com 55 tremores

Por Da Redação
Ás

Pelo menos 182 tremores de terra atingiram a Bahia em 2023, aponta laboratório

Foto: Prefeitura de Jacobina

Dados do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis/UFRN) indicam que a Bahia registrou pelo menos 182 tremores de terra em 2023. Entre as cidades mais afetadas, Jacobina lidera com 55 tremores, seguida por Jaguarari, com 47 tremores, e Curaçá, com 19 tremores. 

Apesar dos altos índices no estado, os abalos sísmicos registrados na Bahia dificilmente são sentidos pela população. De acordo com o coordenador do Labsis, apenas tremores maiores que 1,5 de magnitude podem ser sentidos, principalmente por quem estiver próximo ao local do evento.

"Nas cidades baianas, os tremores são pequenos e não representam riscos. Os maiores riscos são de quedas de objetos", explicou durante entrevista ao g1.

Os abalos sísmicos mais fortes registrados no ano foram os seguintes: Jaborandi – 2,8 mR em 16 de maio; Jacobina – 2,7 mR em 5 de janeiro; e Curaçá – dois tremores de 2,6 mR em 31 de outubro.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário