Pentágono diz que segundo balão espião chinês está transitando pela América Latina
Governo dos EUA classifica episódio como "ato irresponsável" de Pequim
Foto: Reprodução/Redes Sociais
O Pentágono, departamento de defesa dos Estados Unidos, informou na última sexta-feira (3), em comunicado, que um segundo balão espião chinês sobrevoa a América Latina. O governo norte-americano já havia notificado a presença de um outro balão no país. As descobertas levaram o secretário de Estado americano, Antony Blinken, a adiar uma visita que faria a Pequim.
"Observamos relatos de um balão transitando pela América Latina. Avaliamos agora que é um outro balão de vigilância chinês", informou o porta-voz do Departamento de Defesa, Pat Ryder, sem especificar a localização exata do balão.
A identificação do balão chinês no espaço aéreo dos EUA foi classificada por Blinken como "ato irresponsável" de Pequim, apesar de autoridades chinesas terem afirmado que se tratou de um incidente involuntário. O secretário de Estado americano se comunicou com um funcionário do alto escalão chinês.
"Trata-se de um ato irresponsável e de uma violação clara da soberania americana e do direito internacional, que mina o propósito da viagem", disse a ele, segundo o porta-voz do Departamento de Estado americano.