Pequenas livrarias impulsionam vendas pelo e-commerce durante a pandemia, diz estudo
Dados mostram que, a venda de livros on-line cresceu de R$ 500 milhões para R$ 923 milhões em 2020
Foto: Reprodução/Agência Brasil
A venda de livros on-line cresceu de R$ 500 milhões para R$ 923 milhões em 2020, segundo pesquisa da Nielsen Book e da Câmara Brasileira do Livro (CBL). O estudo mostra também que as pequenas livrarias de bairro estão sendo impulsionadas pela vendas de e-commerce.
O mercado editorial apresentou queda de 13% no ano passado. Nas lojas físicas, a queda foi maior, de 32%. Já a participação do e-commerce no setor subiu 84%, ainda segundo o estudo.
“As médias e as grandes redes totalmente on-line e as pequenas livrarias tiveram que encontrar caminhos. Fazendo as vendas via WhatsApp, pela internet, redes sociais. Isso daí ajudou muito. Nós, pequenos livreiros, aprendemos a trabalhar na pandemia, atendendo esses clientes”, disse Vitor Tavares, presidente da CBL.