Coronavírus

Perda de olfato é sintoma chave para diagnóstico da Covid-19, sugere estudo

Pessoas que perderam esse sentido tem mais probabilidade de ter defesa contra o vírus

Por Da Redação
Ás

Perda de olfato é sintoma chave para diagnóstico da Covid-19, sugere estudo

Foto: Reprodução

Um estudo feito pela University College London apontou que quatro em cada cinco pessoas que sofreram perda do olfato e/ ou paladar testaram positivo para anticorpos contra a Covid-19 e, dessas, 40% não tiveram tosse nem febre.

O resultado foi publicado na revista especializada "PLOS Medicine" e levou que o grupo de cientistas envolvidos pedissem para que a perda olfativa seja colocada como um sintoma chave da doença.

Com a Covid-19, o infectado não consegue sentir o cheiro ou gosto, mas a prevalência de anticorpos em pessoas que relatam ter esse sintoma é desconhecida. Os cientistas também destacam no estudo que a perda desses dois sentidos ainda não está sendo bem compreendido no momento do diagnóstico da doença.

Para realização das pesquisas, os envolvidos recrutaram 590 participantes que relatam a falta de pelo menos um dos sentidos no mês anterior. No total, 567 foram testados para anticorpos e 78% tinham anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2. O estudo mostrou também que aqueles com perda de olfato tinham quase três vezes mais probabilidade de ter a defesa contra o vírus em comparação aos que perderam o paladar.

Por esse motivo, a equipe sugere que a ausência de cheiro é um sintoma muito específico da Covid-19 e por isso precisa ser levada mais em conta na realização de testes, no isolamento de pessoas e nas estratégias de tratamento.

"Este estudo sugere que a dependência excessiva da tosse e da febre como principais sintomas pode ser defeituosa e que há uma necessidade urgente de reconhecer a perda do olfato globalmente como um sintoma chave dessa doença", destacam os cientistas na publicação.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário