Perfis do Instagram são clonados para golpe em site que vende nudes
Após criarem o fake, criminosos bloqueiam a conta original do usuário
Foto: Reprodução
Um novo golpe que clona perfis do Instagram e usa as fotos do usuário para criar contas falsas nos sites OnlyFans e JustForFans, utilizados para a venda de nudes na Internet. Segundo uma investigação realizada pela Revista Vice, modelos são as principais vítimas do esquema criminoso que já foi registrado no Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, Tailândia e França.
Os sites permitem que os usuários venda fotos íntimas e outros tipos de conteúdos aos seguidores, que pagam uma taxa mensal para acessar os materiais postados pelos suposto usuários
Utilizadas como iscas, as contas falsas no Instagram também contam com o mesmo nome e foto de perfil da conta original, além de biografia e arroba similares aos das vítimas. Para atrair seguidores, a conta fake segue centenas de pessoas que seguem e interagem com o usuário autêntico. Após criarem o perfil falso, os criminosos bloqueiam a conta real, impedindo a vítima de saber que o fake existe.
Procurado pela Vice, o Instagram disse que "não permite que pessoas se passem por outras" e que "não vai tolerar extorsão ou assédio desta natureza".