Michel Telles

Performance Thank You Exu volta ao MAM!

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Ás

Performance Thank You Exu volta ao MAM!

Foto: Divulgação Assessoria

Depois da estreia em abril, o escritor e performer Nelson Maca volta ao Pátio Flamboyant, do Museu de Arte Moderna da Bahia - MAM-BA, para mais duas apresentações do recital Thank You Exu, nos dois primeiros sábados de junho (03 e 10), às 16h. A apresentação contará com participação da poeta Lúcia Santos, do Dj Gug e do grafiteiro Lee27. Após a apresentação, o evento abre o microfone para a manifestação poética da plateia.

Divididos em cinco grupos, os poemas giram em torno dos eixos gênese, movimento, comunicação, natureza e enfrentamento. Eles constroem uma narrativa em versos, que trata do orixá Exu, suas qualidades, funções e ambientes. De sua origem até sua simbologia contemporânea, segundo representações da cultura afro-baiana. Tendo a poética da oralidade como fio condutor, a apresentação tece um hibridismo de elementos visuais e sonoros, que Nelson Maca, num misto de seriedade e provocação, conceitua afro-verbivocovisual. Segundo ele, sua forma de negralizar o Concretismo.

Para construção desse hibridismo, o poeta convocou artistas que já fazem parte de sua trajetória. A poeta-performer Lúcia Santos divide a leitura dos poemas, trazendo repetições, dobras, coros, sobreposições e afins. O Dj Gug é responsável pela execução ao vivo da sonoplastia, com sons, traços e técnicas da música eletrônica, com destaque para o universo estético do rap. Dj Gug define seu trabalho autoral como scratche percussivo. O grafiteiro Lee27, pioneiro do grafite na cultura hip hop da Bahia, completa o time. Lee é um dos percussores brasileiros da temática relacionada aos orixás e ao mundo do candomblé no grafite. Ele fará intervenções de pixos e grafite, em diálogo simultâneo com os demais.

A realização da performance Thank You Exu conta com o apoio institucional do MAM-BA. Seu diretor, Pola Ribeiro destaca a “satisfação” de receber a performance no espaço.  “Desde a sua fundação nos anos 1960, com a primeira diretora, Lina Bo Bardi (1914-1992), dando as diretrizes, todas as linguagens artísticas, como performances, cinema e dança, dentre muitas outras já habitavam as dezenas de espaços excepcionais do MAM e continuam até a atualidade”, afirma Pola, acrescentando que o artista se encaixa neste histórico. “Nelson Maca é hoje uma importante voz da nossa cidade, do povo negro, comprometido e honesto com seus princípios”, afirma o gestor.

Poemas para Exu - A performance reúne parte dos poemas dos originais de Thank You Exu, novo livro de Maca, com publicação prevista para o mês de agosto de 2023. No segundo semestre, o autor estreará também a vídeo-performance homônima, que tem a direção do cineasta Ricardo Soares. São textos inéditos, escritos entre outubro e dezembro de 2022, quando o poeta participou da residência artística para escritores no Instituto Sacatar, na Ilha de Itaparica, selecionado em edital da Funceb.

 “A experiência do quase isolamento na Ilha, acolhido pelo deslumbrante espaço do Sacatar, abriu-me novos canais de percepção para a escrita, performance e também para as qualidades de Exu. Isso tudo, com certeza, se reflete nos originais do livro e seus desdobramentos”, afirma Maca, acrescentando que a experiência no Sacatar o levou a buscar e experimentar caminhos que ampliam sua abordagem escrita e performática. 

FICHA

- Evento: Performance Thank You Exu, de Nelson Maca

- Data e horário: sábados, 03 e 10/06/2023, às 16h

- Onde: Pátio Flamboyant – Museu de Arte Moderna -MAM-BA (Av. Contorno

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário